O presidente do Banco Central do Brasil (BC), anunciou nesta quarta, 28 de novembro, que haverá mudanças nas regras e taxas de câmbio para compras com cartão de crédito no exterior.
As medidas ainda serão implementadas no futuro, com prazo para que os bancos se adequem a nova regra da entidade até 2020.
A nova regra foi publicada pelo BC através da Circular nº 3.918 do dia 28/11/2018, da qual afirma que “Os gastos feitos em moeda estrangeira nos cartões de crédito internacionais terão seu valor fixado em reais pela taxa de conversão vigente no dia de cada gasto realizado”.
Havia um cenário que o valor da cotação da moeda estrangeira que vinha na fatura era de acordo com a data de fechamento da mesma, fazendo com que o cliente dos bancos tivessem surpresas positivas ou negativas ao pagar suas contas.
Havia até uma operação de Hedge cambial conhecida, e tal ação passa a ser desnecessária com as novidades.
Para quem realizar compras com cartão de crédito o cenário tende a ficar melhor com a medida, um setor que está sofrendo com a quantidade crescente de fraudes a clientes.
Já para quem utiliza as criptomoedas para compras no cotidiano, mesmo no exterior, tal medida não altera em nada a realidade do setor, que opera até o momento vinculado ao dólar, e gateways de pagamento fazem as conversões de forma instantânea evitando oscilações nessa modalidade.
Recentemente, Jimmy Song que é um reconhecido desenvolvedor e entusiasta de Bitcoin, havia recomendado as pessoas que não gastassem os seus Bitcoins em compras no cotidiano, e que gastasse apenas com cartões de crédito, visto a perspectiva de valorização do BTC no longo prazo.
Com a medida do Banco Central brasileiro, o cenário para holders que seguem a filosofia de Song tende a ficar mais atrativa.
Fonte: Nota do Banco Central