Uma mulher de 60 anos foi surpreendida em sua própria casa por dois assaltantes no último sábado (10) na Bélgica. A dupla estava atrás das criptomoedas da vítima, mas ela não era uma investidora.
Conforme relatado pela mídia local, os homens estavam armados e agrediram a vítima, que também teve suas mãos e pés amarrados.
Dados compilados pelo desenvolvedor Jameson Lopp apontam que este é o 3º caso que acontece na Bélgica, tendo o primeiro ocorrido em 2022 e o segundo em 2024.
Polícia acredita que criminosos tinham informações erradas sobre seu alvo
Devido à popularização e à valorização das criptomoedas, ataques físicos contra seus investidores estão em alta. O número saltou de 41 casos relatados em 2024 para 72 em 2025, um crescimento de 75% ano a ano.
O ano de 2026 também começa violento. Dos quatro ataques na primeira quinzena de janeiro, três deles aconteceram na França. Já o quarto aconteceu na Antuérpia, na Bélgica, no último sábado (10).
“A vítima sfoi agredida e sofreu refimentos, inclusive no rosto. Ela recebeu atendimento no local e está sendo assistida pelo serviço de apoio às vítimas”, disse Kato Belmans, porta-voz do Ministério Público de Antuérpia, à mídia belga.
O crime teria ocorrido às 21h da noite pelo horário local quando dois criminosos armados surpreenderam uma médica de 60 anos em sua própria casa.
Os relatos apontam que a dupla estava atrás de criptomoedas, mais especificamente uma carteira de hardware.
Após ser amarrada e agredida, a vítima conseguiu convencê-los de que não investia em criptomoedas e então eles abandonaram o local levando outros bens não identificados pela polícia.
Segundo Belmans, os suspeitos estão sendo procurados e poderão responder por tentativa de extorsão e roubo com violência, bem como cárcere privado e agravantes.
A primeira hipótese levantada pela polícia belga é que os criminosos tinham informações erradas sobre seu alvo, já que a idosa não investia em criptomoedas.
França continua sendo destaque mundial com continuação de ataques contra investidores
Além de um caso de ataque no último dia 6, a França registrou duas outras ocorrências onde investidores de criptomoedas foram atacados no país.
Um deles aconteceu na manhã da última sexta-feira (9), quando um homem de 43 anos foi sequestrado em sua casa na pequena cidade de Saint-Léger-sous-Cholet. A mídia local classificou o caso como um sequestro relâmpago visando roubo de criptomoedas.
No dia seguinte, no sábado (10), um executivo do setor de criptomoedas, sua esposa e seus dois filhos foram amarrados em sua própria casa. O casal foi agredido pelos agressores, relatou a mídia francesa, citando que o alvo não foi escolhido ao acaso.
Essa onda de ataques na França pode estar ligada à corrupção e ao crime organizado. Isso porque uma agente da Receita Federal francesa foi presa após fazer pesquisas sobre investidores de criptomoedas, bilionários e outras pessoas.