O empresário brasileiro Bruno Perini publicou em sua conta do YouTube na terça-feira (10) um novo desabafo público sobre a intenção do Governo Lula de tributar o bitcoin e as criptomoedas com o IOF.
“Se no Brasil o Governo utilizasse metade da criatividade que eles têm para criar novos impostos para resolver problemas reais mesmo estaríamos a caminho de se tornar uma nova Suíça“, lamentou o sócio do Grupo Primo.
Com mais de 5 milhões de seguidores em suas redes sociais, Perini indicou que uma possível cobrança de IOF em bitcoin e outras criptomoedas é um estudo ainda, mas que deve acontecer no futuro próximo.
“Prepare-se para colocar um novo sócio nos seus investimentos, o governo“, continuou sua explicação em vídeo.
Perini lembrou que vazou uma suposta proposta de tributação com 3,5% sobre operações com criptomoedas, o que iguala o tributo com a compra de Dólar ou envio de dinheiro no exterior.
O youtuber ainda lembrou que o governo pretende limitar em R$ 10 mil a faixa de isenção do imposto, para quem comprar abaixo do valor mensalmente permanecer sem pagar. Contudo, quem opera mais valores deverá sofrer com a arrecadação.
Um dos detalhes que chama atenção para a possível proposta de regulação é a tributação já na aquisição do bitcoin e outras criptomoedas. De acordo com o Valor, que disse ter acesso ao documento ainda sob o sigilo da Fazenda, a proposta envolve equiparar às criptomoedas ao câmbio, uma vez que essas possuem uma vantagem injusta sobre o sistema financeiro tradicional.
Isso porque, muitos brasileiros estariam comprando criptos para dolarizar patrimônio ou enviar remessas ao exterior, sem o pagamento do imposto. Perini ainda declarou que o novo pedágio é um desafio extra para quem investe no setor, que ganha um sócio forçado e que pode chegar a qualquer momento, dependendo apenas de um Decreto Presidencial.
