Com certeza uma das criptomoedas mais polêmicas do mundo – depois do bitcoin – é a Tether, que nasceu com o propósito de “ser estável” e apoiada pelo dólar americano, portanto é categorizada como stablecoin.
De modo resumido, a Tether afirma que para cada token no mercado existe um dólar americano depositado em uma conta no banco. Ou seja, proporção de 1:1.
Desde que surgiu, a moeda digital já marcou presença em várias notícias negativas do mercado de criptomoedas:
Ela já foi acusada de ser usada para manipular o preço do Bitcoin no final de 2017, já apareceu em relatórios de corrupção e lavagem de dinheiro, já foi criticada por ter um valor volátil sendo que deveria ser estável, e dentre vários outros problemas, a acusação de que não tem realmente dólares em conta bancária para apoiar o token.
“Tether é SCAM”
É o que afirma a equipe do Radar BTC, site de análise de mercado de criptomoedas.
De acordo com o post feito na noite desta terça feira (04), “O Banco Central das Bahamas publicou um relatório com dados de outubro de 2018. Os depósitos em bancos somavam US $ 6,72 bilhoes e US $6,77 no mes anterior. Ou seja, os 1,85 da Tether não entraram. A carta do banco Deltec não condiz com a verdade.” Diz o Radar BTC.
A equipe do Radar BTC faz uma observação pertinente, o banco não tem motivos pra mentir, ou seja, quem está errado na história pode ser a empresa por trás da Tether que declarou que o dinheiro estava lá.
Em outras palavras, em outubro o banco publicou um relatório informando que possuía US $ 6.77 bilhões na conta. Depois a Tether afirmou que abriu uma conta no banco e depositou US $ 1.8 bi. Agora, em dezembro, um novo relatório do banco mostra que o banco tem custódia de US $ 6,72. Percebeu? os números não batem.
Pode ser um lapso de informações contábeis? bem, talvez, mas é mais fácil acreditar em conto de fadas.
O mercado de criptomoedas é muito sensível a qualquer tipo de notícia, estar atento a pequenos detalhes pode impedir que você esteja dentro de um mercado em queda. Você tem um saldo em Tether? A dica aqui é clara, fique esperto.
Com certeza novas informações sobre o assunto vão aparecer, então, acompanhe o Radar BTC para mais informações sobre este assunto.