Muitos imaginaram que o encontro de Warren Buffett com Justin Sun poderia ter mudado sua visão sobre o Bitcoin, mas não demorou muito para que o investidor voltasse a atacar a moeda digital.
De fato, Warren lembrou do encontro com Justin Sun em uma recente entrevista à CNBC. Nela, Buffett falou que o momento foi certamente positivo, uma vez que o encontro propiciou uma caridade a milhares de pessoas.
Mesmo assim, sua posição sobre criptomoedas não mudou nem um pouco. Grande investidor, Warren Buffett voltou a afirmar que as “criptomoedas não possuem nenhum valor“.
Warren Buffett voltou a atacar as criptomoedas e o Bitcoin
Se muitos imaginaram que Warren Buffett poderia ao menos dar um tempo para as criptomoedas, tudo ruiu nesta semana. Buffett participou de uma entrevista para a CNBC nos últimos dias, e pôde compartilhar sua visão novamente.
A resposta veio devido uma pergunta enviada ao programa por @lucashodler, “Justin Sun mudou sua mente sobre as criptomoedas?“. Em um primeiro momento, Warren Buffett riu da pergunta, e a apresentadora Berry Quick afirmou que muitos pensaram que o investidor bilionário poderia ter saído do encontro com uma melhor visão sobre o Bitcoin.
Neste ponto, Buffett lembrou que o momento foi muito bom, positivo para debates sobre o tema. Contudo, acredita que nem ele, nem Justin Sun, CEO da Tron, conseguiram mudar as perspectivas um do outro.
Criptomoedas não possuem nenhum valor, elas não produzem nada.
Buffet disse que a única perspectiva é que em 20 anos, uma pessoa que guardou suas moedas, nutre a esperança de que irá aparecer alguém e pagar mais pela moeda. Isso, contudo, passa o “problema” adiante, uma vez que na opinião de Buffett, “em termos de valor, [as criptomoedas] valem 0“.
E o seu sentimento sobre o Bitcoin?
Após Warren Buffett afirmar que foi bom o encontro com Justin, mesmo sem conseguir avançar no entendimento sobre as criptomoedas, Berry Quick perguntou ao bilionário seu sentimento sobre o Bitcoin.
“Eu não possuo nenhum Bitcoin. Você não? Não”, respondeu Buffett sorrindo
Neste ponto, Warren Buffett passou a ridicularizar a tecnologia das criptomoedas. Buffett afirmou que não possui Bitcoin e nenhuma outra criptomoeda, e nunca irá possuir.
Contudo, afirmou que é muito fácil criar uma criptomoeda, que ele mesmo poderia ter uma se quisesse. Sua moeda poderia ter cerca de 21 milhões, com blockchain, e quando morresse as pessoas teriam todas as moedas, brincou Buffett sobre a ideia de criar sua própria criptomoeda.
Mesmo assim, Warren lembrou que o Bitcoin já está no mercado há algum tempo, sendo que várias pessoas discutem sua aplicação. Por fim, afirmou que o único meio de pagamento do Bitcoin atual é para atividades ilícitas.
A lógica por trás da criação do Bitcoin é derrubar as malas de dinheiro entre países, porque com sua capacidade de enviar dinheiro entre países, as malas [em alusão a prática de evasão de divisas e lavagem de dinheiro] irão acabar.
“I don’t own any cryptocurrency. I never will,” Warren Buffett tells @BeckyQuick. #AskWarren https://t.co/0VjIDJSi7L pic.twitter.com/il4cT2hWkP
— CNBC (@CNBC) February 24, 2020
Warren Buffett é investidor tradicional do setor bancário e possui problemas com tecnologia
Se as críticas ao Bitcoin são algo comum na rotina de Warren Buffett, fica claro seu posicionamento devido aos investimentos que realiza. Seu portfólio de investimentos contém ações de vários bancos, que possuem uma boa parcela de suas alocações.
O entusiasta de Bitcoin, Anthony Pompliano, afirmou que a visão de Warren sobre bancos terá que ser explicada em breve. Isso porque, com o crescente problema do Wells Fargo nos EUA, o banco pode ter que explicar o porque lavou dinheiro para o cartel de drogas de Sinaloa, no México. Warren Buffett tem investimentos no banco, recentemente acusado de criar contas fake e manipular dados de seus clientes.
Além disso, Warren possui pouca crença em ações de empresas de tecnologia. Por exemplo, ao ser questionado sobre seus investimentos na Apple, Warren afirmou que entende que a empresa é do setor de consumo, que utiliza tecnologia em seu negócio. Contudo, demorou a perceber a empresa como positiva, visto que tinha preconceito com tecnologia.
Em resumo, apesar de Warren Buffet afirmar que o Bitcoin não possui valor, fica claro que o investidor é cético em relação a tecnologias, principalmente em seu início. Ao reconhecer que devia ter investido na Apple antes e afirmar seu potencial atual, Warren dá esperanças que possa fazer o mesmo com o Bitcoin no futuro, assim que estudar mais sobre o assunto.