Um dos eventos mais importantes para o Bitcoin é o Halving, que ocorre a cada quatro anos e históricamente impulsiona o valor do ativo digital ao diminuir pela metade suas ofertas e assim aumentar sua demanda.
Em maio deste ano ocorrerá mais uma de suas edições. Porém, ao contrário do que se pode esperar, o “hype” para esse acontecimento está cada vez menor, o que segundo os especialistas acontece por alguns motivos distintos.
Em primeiro lugar, o impacto que o Halving tem para o Bitcoin e o criptomercado em geral está diretamente ligado ao otimismo dos investidores. Porém, os efeitos mais concretos que este evento traz para o ativo podem demorar meses, e até anos para acontecer.
Somado a outros fatores que estão fazendo o preço da criptomoeda diminuir, informações recentes sobre essa atividade tem mostrado que o hype sobre ela está diminuindo.
A falta de otimismo sobre o Halving tem se tornado menor na medida em que o preço do bitcoin também diminui. Consequentemente, é possível que não haja nenhum impacto positivo no valor da criptomoeda a curto prazo.
Estas informações advém de dados do Google Trends, que mostra uma correlação entre o preço do Bitcoin e o interesse pela diminuição de sua oferta.
Perspectivas que trazem um cenário duvidoso
De acordo com o Google, nos últimos 12 meses o termo Halving associado ao Bitcoin tem tido uma queda de busca nos EUA. Entretanto, a maior queda foi no final do mês de fevereiro, quando a criptomoeda começou a perder os ganhos que a fizeram chegar a 10.500 dólares em 2020.
Assim, o evento previsto para o dia 12 de maio não parece estar animando os investidores.
Levando em consideração que o interesse das pessoas pelo acontecimento está diretamente ligado em como ele pode influenciar o preço da criptomoeda em curto prazo, as perspectivas não parecem muito otimistas, pelo menos no momento.
Somado a este fato, há alguns fatores que podem prejudicar ainda mais o desempenho do Bitcoin nos próximos dias e semanas. Entre eles está a queda da receita de mineração da moeda, resultado de uma diminuição de 50% da inflação.
Trata-se de um impacto que pode atingir a saúde da moeda digital, fazendo com que se torne mais frágil a curto prazo. Isso porque, um efeito direto deste quadro é a centralização da mineração da criptomoeda em empresas menores.
Assim, uma consequência direta deste fato é um controle quase total do ativo digital, o que tende a diminuir significativamente os efeitos que o Halving pode trazer para ele.