No mês passado, a renomada revista Forbes publicou uma matéria onde afirmava que a Binance – maior corretora de Bitcoin por volume negociado do mundo – criou um esquema para enganar os órgãos reguladores nos Estados Unidos, e que estaria até sendo investigada pelo FBI.
A Binance, claro, não gostou nem um pouco, disse que era “fakenews” e FUD, agora, a gigante das criptomoedas entrou com uma ação contra a Forbes e dois de seus jornalistas Michael del Castillo e Jason Brett, afirmando que a matéria “Documento de ‘Tai Chi’ vazado revela esquema da Binance para enganar reguladores” era difamatório.
A Binance quer indenizações e punições.
O artigo publicado pela Forbes no dia 29 de outubro teve grande repercussão na comunidade cripto, de acordo com a revista Forbes, a Binance estava canalizando receitas por meio de uma empresa norte-americana não identificada, conhecida como “entidade Tai Chi”, a revista disse ainda que a corretora aconselhou os clientes dos EUA a usarem VPN para contornar as agências reguladoras como a SEC.
A ação revela que a Binance tentou censurar a matéria, pedindo remoção, retratação e pedido de desculpas. Mas o texto continua no ar e inclusive foi atualizado com uma nota do editor.
A Binance está indo em um caminho curioso, já que a comunidade de criptomoedas é fiel aos ideais libertários e na crença de liberdade de expressão. Curiosamente, o único outro processo por difamação nos EUA é o do falso Satoshi Nakamoto: Craig Wright.
O processo pode ser lido abaixo.
https://www.scribd.com/document/484867717/Binance-Sues-Forbes