A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil se reuniu na tarde desta terça-feira (1) para julgar três processos. Em um deles, a CVM multou o dono da JJ Invest e sua empresa.
Desde 2019 o processo corria na autarquia por suspeita de manipulações de mercado.
Foram investigados pela CVM o “trader” Jonas Spritzer Amar Jaimovick e a empresa Spritzer Consultoria Empresarial Eireli – ME, popular “JJ Invest”. E após reunião da comissão, ambos foram condenados a pagar uma multa para a autarquia, no valor de R$ 250 mil cada.
O caso é apenas mais um na lista da empresa, que nos últimos dias viu seu líder ser até preso.
CVM multa empresa JJ Invest e seu dono, Jonas Jaimovick
No caso da CVM, a investigação contra a JJ Invest era de manipulação de ações da empresa Ideiasnet S/A, que hoje se chama Padtec Holding S.A. (B3: PDTC3). Na época, Jonas e a JJ Invest teriam comprado grande parte das ações da empresa, e após isso, vendido suas posições sem informar ao mercado.
Essa ação fraudulenta no mercado fere assim o que está previsto na Instrução CVM n.º 358/2002.
Os crimes de pirâmide financeira em que Jonas e a JJ Invest são investigados, entretanto, não entraram diretamente na decisão da CVM.
Apesar disso, o relator lembrou que ambas figuras demonstram “conduta social digna de reprimenda e menosprezo pela estabilidade da ordem jurídica“.
“Por todo o exposto, e com fundamento no art. 11 da Lei nº 6.385/76, considerando a gravidade da infração em abstrato definida pelo art. 18 da Instrução CVM nº 358/2002, os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade e os motivos que justificam sua imposição, e a destacada dispersão acionária da Ideiasnet e os danos imagem do mercado de valores mobiliários, voto pela condenação de Jonas Spritzer Amar Jaimovick e da Spritzer Consultoria Empresarial Eireli – ME a pena de multa individual no valor de R$250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) por infração ao artigo 12, caput, §1º e §4º da Instrução CVM nº358/2002”, votou o diretor relator da CVM, Henrique Balduino
Leia a decisão do PAS CVM contra JJ Invest na íntegra.
Relembre os problemas recentes da JJ Invest
No final do mês de novembro, uma reportagem do Fantástico falou sobre casos de pirâmides financeiras no Brasil. Um dos principais casos falados na época foi sobre a JJ Invest.
No início daquele mês, a polícia civil do Rio de Janeiro prendeu o principal líder da JJ Invest. O caso ganhou notoriedade após Jonas ter vários famosos na sua lista de clientes fraudados.
O humorista Sérgio Malandro, por exemplo, afirmou até que caiu na “pegadinha do Malandro” com o golpe. Outro que foi atraído para o esquema foi o ex-jogador e ídolo do Flamengo, o Zico.
Em conversa com o Livecoins, Fernando Henrique Barbosa, Carvalho Diniz & Barbosa advogados afirmou que reúne hoje 80 investidores da JJ Invest. Todos eles estariam pedindo na justiça o seu dinheiro de volta.
Por fim, as pirâmides financeiras são um problema grande no Brasil, ainda em 2020. No caso da JJ Invest então, vários processos têm chegado ao judiciário para reaver os investimentos. No entanto, as resoluções em casos assim podem ser demoradas.