Ciclo de alta, euforia, todo mundo falando do Bitcoin, pessoas se alavancando demais, achando que preço nunca iria parar de subir. Logo vem as correções de curto prazo e as pessoas levando pancadas, perdendo muito dinheiro e qualidade de vida.
Entenda os fundamentos
Bitcoin não é um ativo isolado do mercado global, melhor, as criptomoedas e o ecossistema que compõem não estão isoladas, como já mencionei em um artigo anterior, “Bitcoin: nossa arma de defesa contra os governos”, na economia tudo está conectado, se tem falha em algum ponto, todos são atingidos de alguma forma.
Bitcoin é um ativo deflacionário, antifrágil e resolve o problema dos ativos como reserva de valor.
Vamos aprofundar esses pontos.
Atualmente temos um cenário perfeito para inflação devido a pandemia e os estímulos monetários feitos pelos governos, que dispararam em 2020.
Me surpreende até o otimismo das pessoas, bolsas disparando, commodities em alta, todo mundo na euforia, mas esquecem da situação real, não sabem ou simplesmente ignoram o fato de que a inflação não será transitória?
Ativos como Bitcoin são beneficiados em situações como essas, um ativo deflacionário igual ao ouro e prata.
Ruídos e mais ruídos de países como a China tentando banir o Bitcoin, proibir os mineradores, etc.
De fato, isso não afeta em nada os fundamentos do Bitcoin, o que acontece na pratica é que o Bitcoin se beneficia desses ataques.
Tratando-se da China, onde tem concentração de mineração, não é centralização. Não adianta a China proibir porque as mineradoras vão migrar para outros lugares e nada muda.
Tenha em mente que o Bitcoin resolve o problema que as matérias primas ao longo da história fracassaram como reserva de valor. Simplesmente pelo fato que não pode ser produzido mais do que 21 milhões de bitcoins – fato conhecido e repetido com frequência.
Mas você entende de fato o que significa isso? E como na pratica é desenvolvido? Não é a toa que desde o início o Bitcoin vem se valorizando, não esqueça dos fundamentos, mantem a cabeça fria.
Mantenha o foco e a disciplina, não caia em ruídos, faça sua própria analise sobre o ativo e tira tuas próprias conclusões.
Não seja um mais da manada, que é levado pela emoção, não seja vítima do mercado, estude.