O token do Vasco da Gama, que dá acesso ao mecanismo de solidariedade da FIFA, poderá ter um bloqueio na justiça.
Na última quarta-feira (18), o Vasco da Gama comemorou mais um aniversário do clube, com um dia nada bom para seus torcedores. Além de perder para o Londrina por 2 a 1, o clube carioca ainda viu um processo movido por credores.
#DiaDeVasco 💢❤ pic.twitter.com/ifPW1nxHI5
— Vasco da Gama (@VascodaGama) August 18, 2021
A situação do clube não vai muito bem no extra-campo, com os credores já tendo conseguido um bloqueio de R$ 100 milhões no último dia 17 de agosto.
Apesar de ainda não ter sido notificado dessa decisão, uma nota já foi enviada para a imprensa e a Diretoria do Vasco afirma ser complicado manter o time nessa situação, podendo até leva-lo ao fim de suas atividades. O clube pediu que a justiça tenha compreensão da quantidade de trabalhadores que serão afetados pela decisão, assim como suas famílias.
“A surpreendente decisão do juiz gestor da CAEX, Dr. Fernando Reis de Abreu, inviabiliza completamente o funcionamento do Vasco e o cumprimento de suas obrigações mais básicas, além de impor a liquidação de ativos operacionais do clube. Na prática, a decisão, de forma absolutamente açodada, pretende decretar o encerramento das atividades de um clube que tem a 5.ª maior torcida do país e que dispõe de todas as condições necessárias para reverter o atual estado de crise econômico-financeira, como vem demonstrando no presente exercício social.”
O que a crise do Vasco da Gama afeta criptomoeda emitida pelo clube?
A situação do Vasco da Gama nos últimos anos não é aquela idealizada pelos seus torcedores. Um clube importante na história do futebol brasileiro, com títulos e protagonismo em vários momentos.
No último ano, em parceria com a corretora Mercado Bitcoin, o clube emitiu o Vasco Token, que pode ser comprado por torcedores para ajudar as finanças que não estão nada boas.
Em troca dos tokens, os torcedores têm acesso ao mecanismo de solidariedade da FIFA, que acontece quando algum jogador da base do clube é negociado no mercado.
Contudo, após o bloqueio de R$ 100 milhões da última terça, os credores ingressaram com novo pedido na justiça para congelar mais ativos do clube carioca, inclusive o Vasco Token.
Segundo a UOL, o pedido será julgado até a próxima sexta-feira (20) e prevê que 30% do Vasco Token fique com os credores. Além disso, foram pedidos bloqueio de Bitcoin que o clube possa ter, em uma decisão inédita no futebol brasileiro.
O Vasco já teria entrado com liminares na justiça pedindo o efeito suspensivo das medidas, mas também ainda não teve uma decisão.
Na série B o Vasco está na 10.ª posição da tabela, após fechar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro em uma posição nada agradável, distante de um acesso à elite hoje.