Nesta quinta-feira (16), entusiastas de bitcoin na Hungria revelaram uma estátua em Budapeste que é a primeira no mundo a homenagear Satoshi Nakamoto, o misterioso criador do Bitcoin.
A pessoa por trás da criptomoeda nunca revelou sua identidade, mas é considerada uma espécie de líder filosófico da moeda digital.
Uma das pessoas que ajudaram a construir a estátua, Andras Gyorfi, disse à um jornal local que o elemento mais importante da obra de arte única é seu rosto.
“Representa Satoshi – claro que não sabemos como ele era, mas esta estátua tem uma face estilizada feita de um composto de alumínio de bronze que é reflexivo … se você for até a estátua, olhe em sua face e você verá seu próprio rosto.”
Todos somos Satoshi
A reflexão pretende servir de mensagem que todos fazemos parte do mercado de criptomoedas, que todos os envolvidos são uma espécie de Satoshi.
A estátua também usa um moletom para representar a geração da Internet, muitos dos quais foram os pioneiros a trabalhar em casa e em locais de trabalho menos tradicionais.
O busto de bronze é de uma figura encapuzada, em uma alusão ao fato de que a verdadeira identidade de Nakamoto – um pseudônimo – é desconhecida.
https://twitter.com/disclosetv/status/1438555193323495424?s=19
A escultura, erguida em um parque comercial ao lado de uma estátua do fundador da Apple, Steve Jobs, e uma instalação do inventor húngaro Erno Rubik, foi ideia do empresário e jornalista bitcoin Andras Gyorfi.
Ela foi financiada por quatro empresas de criptomoedas da Hungria.
“Em março, eu estava pesquisando a conexão entre arte digital e blockchain,” a tecnologia por trás do bitcoin, Gyorfi disse à AFP antes da revelação.
“E eu pensei: ‘por que o Satoshi não deveria ter uma estátua em Budapeste?’”, Disse ele.
Para refletir o mistério que cerca a verdadeira identidade do fundador do bitcoin, os escultores Tamas Gilly e Reka Gergely transformaram o rosto em uma espécie de espelho.
“O conceito básico do bitcoin é que ele pertence a todos, às pessoas da Internet, que somos todos Satoshi”, disse Gilly à AFP em seu workshop nos arredores de Budapeste no início deste mês.