O grupo Rakuten é um dos maiores conglomerados tecnológicos do Japão, sendo conhecido por muitos como a “Amazon Japonesa”. Desde 2019 essa empresa criou uma corretora de criptomoedas com autorização do governo local.
A Rakuten Wallet é uma das mais conhecidas subsidiários do conglomerado japonês e uma importante plataforma de negociação de criptomoedas no mercado asiático. No dia 24 de dezembro do ano passado a plataforma retirou o XRP da sua listagem, justamente quando a pressão da SEC chegou no ápice de processar a Ripple.
Porém, na última quarta-feira (1), a Rakuten anunciou que o seu serviço de criptomoedas, Rakuten Wallet, voltará negociar a criptomoeda XRP, possibilitando que seus clientes a negociem com alavancagem.
A decisão
No recente anúncio da Rakuten Wallet, a companhia revelou que está revertendo a sua decisão, afirmando ser possível assegurar a liquidez de preço do XRP na negociação de margem.
Além disso, também ressaltou que a corretora conseguiu confirmar o potencial de entregar estabilidade de preço para os investidores de XRP.
Coincidentemente ou não, agosto foi um ótimo mês para a XRP, saindo de um final de período de baixa na casa dos US$ 0,71 para acima dos US$ 1,32, mantendo-se nessa faixa de preço durante todo o mês, voltando a testar a resistência nas últimas semanas.
Relistagem após alguns meses
Essa relistagem do ativo na plataforma Rakuten oferece para o mercado asiático uma boa oportunidade de aproveitar esse momento de alta para as negociações com margem.
A caso da XRP já foi a segunda maior criptomoeda do mundo em valor de mercado, acima do Ethereum (ETH) e ainda é uma das favoritas de muitos investidores, principalmente dos brasileiros, mesmo após a queda de confiança na moeda, que aconteceu após a SEC começar a investigar os processos da companhia.
Além disso, o processo contra a SEC ainda está correndo e com isso a situação regulatória do XRP é delicada.
Durante esse período de pressão das autoridades, muitas empresas e corretoras deixaram de dar apoio à XRP, um movimento apoiado por vários membros do criptomercado que não são a favor da criptomoeda.
Além disso, grandes nomes do ecossistema de Bitcoin já expressaram ser totalmente contra o ativo da Ripple.
Ripple entre amor e ódio
A batalha pela validação do XRP continua: há muitos defensores de um lado e críticos de outro.
No entanto, a relistagem da XRP na ‘Amazon do Japão’ com certeza indica dias melhores para a criptomoeda, ainda que sob olhares atentos do mercado.
No aviso, a corretora deixou claro que se a XRP demonstrar qualquer sinal de que não vai oferecer estabilidade para os clientes, a moeda será removida da plataforma novamente.