Nesta sexta (3), o Bitcoin faz seu décimo primeiro aniversário, renovando as perspectivas positivas de longo prazo. Isso porque, além da rede iniciar mais um ano batendo recordes, o preço do Bitcoin tende a se valorizar cada vez mais, segundo um analista.
De acordo com a Bloomberg, o Bitcoin começou o ano de forma negativa, principalmente após cair abaixo de U$ 7 mil na última quinta. Com queda em cerca de 4%, a criptomoeda chegou a fechar em U$ 6,985 no dia 2 de janeiro.
Em menos de 24 horas, o alarme do desastre se mostrou falso, com o Bitcoin recuperando seu preço nas corretoras acima de U$ 7,300. O dia 3 de janeiro é um dia de festas, que marca o nascimento da rede Bitcoin no mundo.
Em aniversário do Bitcoin, perspectivas de longo prazo são renovadas e se mostram positivas
Certamente muitas pessoas ficam confusas quando se fala em aniversário do Bitcoin. Isso porque a moeda tem dois aniversários no ano, um dia 31 de outubro e outro no dia 3 de janeiro.
O primeiro marca o nascimento do paper do Bitcoin, que apresenta a moeda enquanto tecnologia de meio de pagamento. O paper do Bitcoin foi publicado em 31 de outubro de 2008, por Satoshi Nakamoto. Em 2019, o artigo fez seu aniversário de onze anos.
Por outro lado, a rede foi inaugurada em 3 de janeiro de 2009, ou seja, este é o segundo aniversário do Bitcoin. Ao minerar o primeiro bloco da rede, chamado de Bloco Gênesis (Coinbase), Satoshi Nakamoto deu início a uma grande revolução no sistema financeiro mundial.
A ideia de criar uma moeda, livre das amarras de governos pelo mundo, provia o ideal de dar para a população liberdade financeira. “Ser seu próprio banco” é um dos lemas que o Bitcoin carrega desde sua criação, que alcança agora onze anos de pleno funcionamento.
Muita coisa mudou nos últimos anos, menos a esperança de um mundo melhor
Desde que Satoshi Nakamoto criou a moeda, muita coisa já mudou. São mais de 600 mil blocos minerados desde sua criação, com muita movimentação financeira para contar.
Além disso, o Bitcoin teve um grande crescimento de uma indústria ao seu redor. São várias empresas criando soluções atreladas a moeda, escalando esta tecnologia para algo de imenso potencial.
Claro que no meio do caminho muitos utilizaram o nome “Bitcoin” para criar golpes e pirâmides financeiras, mas estas não duram muito tempo. A própria comunidade alerta quanto aos casos e expõe estes para apresentar a verdadeira tecnologia para as pessoas: o Bitcoin não promete rendimentos mensais e garantidos.
De fato, a rede está cada vez mais segura, iniciando 2020 batendo recorde na taxa de hashs. Essa taxa, provida por mineradores da rede, mostra que há interesse em manter o Bitcoin seguro de invasores e funcionando todos os dias, sem parar por um minuto.
Outra medida que separa as corretoras sérias das incorretas é que no dia 3 de janeiro é marcado o evento Proof Of Keys. Nesta data, toda a comunidade mundial saca criptomoedas de corretoras para incentivar a custódia fora destes ambientes. Além disso, a medida visa prover transparência para o mercado, uma vez que detecta corretoras que manipulam seu volume de operações.
Tendências de longo prazo para os preços do Bitcoin são positivas
Mesmo com o aniversário do Bitcoin muitos podem se perguntar se as tendências da moeda são positivas a longo prazo. De acordo com um analista, o futuro é bastante promissor.
Para Harold Christopher Burger, o preço do Bitcoin tem subido menos que em anos anteriores. Isso seria fruto de um crescimento natural da moeda, que vê menos dinheiro fiduciário entrar no mercado. Além disso, a volatilidade do Bitcoin tem diminuído nos últimos tempos, o que diminui o risco para investidores.
Harold lembrou que o mercado cresceu, logo mover os preços se tornou uma tarefa mais árdua. Quando o Bitcoin estava em seus primeiros anos, uma compra de U$ 1 mil poderia movimentar o mercado. Atualmente, não causa nem o mínimo impacto.
Mesmo com o crescimento da moeda dando retornos decrescentes, Harold lembrou que no longo prazo as expectativas são positivas. Certamente é fundamental entrar no espaço mais dinheiro fiduciário para valorizar os preços, mas o analista lembrou que a atual liquidez do mercado diminui a volatilidade. Isso mostra que de fato o Bitcoin em seu 11º aniversário renova as perspectivas positivas para o futuro, ao mostrar amadurecimento do criptomercado.