Autoproclamado criador do Bitcoin diz que sua invenção é pirâmide

Segundo Faketoshi (falso Satoshi, apelido dado a Craig pela comunidade), o “Bitcoin [Satoshi Vision] escala” e é isso “o que torna o sistema seguro e valioso”.

Embora nunca tenha provado, Craig Steven Wright (CSW) afirma ser o criador do Bitcoin há anos, processando e ameaçando quem discorda de suas falas. No entanto, sua última fala é ainda mais polêmica, afinal o cientista chama o Bitcoin de pirâmide.

Sem nenhuma autoridade no desenvolvimento do Bitcoin (BTC), Wright decidiu clonar o projeto, criando o Bitcoin Satoshi Vision (BSV) em 2018, um projeto com blocos de 4 GB apenas para salvar dados meteorológicos.

Atualmente, enquanto a maioria das criptomoedas está tendo uma grande valorização no início de 2023, o BSV é uma das únicas que está no vermelho.

Em relação aos últimos 30 dias, o BSV teve uma queda de 0,92%. Já o Bitcoin (BTC) teve ganhos de 27%, superado pelo Ethereum (ETH) e Solana (SOL), por exemplo, com altas de 32,5% e 85,7%, respectivamente.

Bitcoin Satoshi Vision (BSV) de Craig Wright é uma das únicas criptomoedas que não está em alta em 2023. Fonte: CoinMarketCap.

Craig Wright chama Bitcoin de pirâmide

Obviamente os fatos acima irritaram Craig Wright. Através de suas redes sociais, o cientista da computação mostrou toda sua inveja enquanto sua criptomoeda cai no esquecimento.

“Por quê? A alegação é que o BTC atingirá um recorde histórico. Por quê? Sem uso. Sem utilidade. Sem função”, escreve Craig Wright. “Por favor, explique por que existe algum motivo além de [ser] um esquema de pirâmide ou Ponzi.”

“O BTC não é um sistema de pagamento eficaz. Então por quê?”

No tuíte estão inclusos duas capturas de tela de tuítes de Adam Back — criador do Hashcash e candidato a Satoshi Nakamoto — comemorando a alta do Bitcoin.

“Tenho certeza que será uma montanha-russa. Quem sabe. Minha opinião é que veremos um novo ATH [pico de preço] este ano. Não apostaria tudo, mas tenho um montante justo nesta jogada”, escreveu Adam Back antes de ser mencionado por CSW.

Qual a diferença entre o BTC e o BSV?

Considerando que o Bitcoin Satoshi Vision (BSV) é um mero clone do Bitcoin (BTC), um usuário questionou Craig Wright sobre a diferença entre os dois projetos.

Segundo Faketoshi (falso Satoshi, apelido dado a Craig pela comunidade), o “Bitcoin [Satoshi Vision] escala” e é isso “o que torna o sistema seguro e valioso”.

Na verdade, a afirmação acima é falsa. Afinal, o BSV já sofreu mais de um ataque de 51% em seus 5 anos de existência, provando sua insegurança. Já o Bitcoin nunca teve tal problema em seus 14 anos, principalmente pela crescente taxa de hash dos mineradores.

Por fim, Wright parece apenas estar com inveja que quase todos os projetos estejam se valorizando em 2023, menos o seu, mas isso não é nenhuma surpresa.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias