Relatos apontam que Michael Lewis, autor dos livros The Big Short e Moneyball (ambos transformados em filmes de sucesso), passou horas na casa de Sam Bankman-Fried na última sexta-feira (23), um dia após pagar uma fiança de R$ 1,2 bilhão.
No entanto, a ligação entre os dois não é nenhuma surpresa. Afinal, Lewis já estava acompanhando o trabalho do ex-bilionário há pelo menos seis meses, pronto para escrever sua história.
“Realmente não quero revelar exatamente sobre o que estou escrevendo”, contou Lewis ainda em agosto ao Financial News. “Mas encontrei um personagem por meio do qual posso escrever — ele estranhamente liga Flash Boys, The Big Short e Liar’s Poker.”
Em e-mail enviado a Creative Artists Agency (CAA), seu agente revela que escritor estava falando sobre Sam Bankman-Fried. Portanto, a falência da FTX e sua atual situação perante a justiça podem ser o clímax perfeito para o próximo livro de Lewis.
Livro ressaltará rivalidade entre Sam Bankman-Fried e Changpeng Zhao
Sam Bankman-Fried já tinha uma história digna de um filme, pelo menos assim acreditava Michael Lewis. Bilionário aos 30 anos, SBF chamava a atenção de todos, principalmente pelo seu desejo de doar 99% de toda sua fortuna.
No entanto, o próximo livro de Lewis deve ficar ainda mais interessante com o final inesperado da FTX. Além da prisão de seu fundador nas Bahamas, posteriormente extraditado para os EUA, também leremos mais sobre sua rivalidade com Changpeng Zhao da Binance.
“Pelos últimos seis meses, Michael Lewis esteve entrevistando e viajando com Sam Bankman-Fried”, escreveu o agente Matthew Snyder em e-mail enviado a CAA. “Sua infância, sucesso precoce em Wall Street, adoção do altruísmo eficaz e a criação de um império nas criptomoedas que o catapultou em tempo recorde para o rank das pessoas mais ricas do mundo parecia mais do que suficiente para um livro assinado por Michael Lewis”
“É claro, os eventos da semana passada forneceram um final dramático e surpreendente para a história. Também destacando a rivalidade entre Bankman-Fried e o chefe da Binance, Changpeng Zhao. Michael [Lewis] os compara a Luke Skywalker e Darth Vader das criptomoedas.”
Portanto, é possível que veremos tanto um grande livro quanto um grande filme sobre Sam Bankman-Fried e sua falida corretora nos próximos anos. Contudo, embora o clímax já esteja montado, ainda não sabemos o final desta história.
Afinal, embora preso, SBF pareceu tranquilo durante sua viagem de extradição para os EUA. Além disso, a longa visita de Lewis em sua própria casa indica que o ex-bilionário está melhor que todos seus ex-clientes lesados por suas ações.