Um banco estatal brasileiro abriu um concurso nesta sexta-feira (19) e colocou até o bitcoin no edital. Serão destinadas 45 vagas para técnicos bancários, de nível médio e superior.
Bitcoin é uma moeda digital que tem ganhado fama no mundo todo. Assim, a moeda foi tema de um concurso no Brasil para o cargo de diplomata no ano de 2020.
Com o preço da moeda em alta, mais pessoas passaram a se interessar sobre o assunto. Na última semana, até a Tesla comprou bitcoin, atraindo atenção de grandes empresas. Algumas delas, de fato, são bancos.
Um deles é o banco BNY Mellon, que anunciou medidas pró-bitcoin em sua estrutura bancária.
Ao que parece, no Brasil o movimento começa a chamar atenção também.
Banese abre concurso público para técnicos bancários e planeja criação de banco digital
O Banco do Estado de Sergipe S.A, chamado também de Banese, divulgou hoje um concurso para dois cargos. O banco é controlado pelo Governo do Estado de Sergipe.
As 45 vagas publicadas são para técnicos bancários, de nível superior e médio. Fundado em 1961, o Banese informou em nota que planeja uma expansão no estado, com um possível lançamento de um banco digital.
“O Banese é um banco múltiplo, de capital aberto e economia mista, controlado pelo Governo do Estado de Sergipe. Com sede em Aracaju (SE), o Banese atua em diversos estados do Brasil, especialmente no Nordeste, e prepara uma expansão física de sua rede na região e o lançamento de um banco digital”, afirmou o banco que abre concurso público.
Os rendimentos iniciais do Banese serão de R$ 2.223,60, para o cargo de nível médio e R$ 4.361,79 para o nível superior. Ambos os cargos cumprirão jornada semanal prevista de 30 horas.
Entre os benefícios oferecidos pelo Banese, estão o “vale-alimentação, vale-refeição, auxílio-creche, gratificação semestral (com regras específicas), vale-transporte, participação nos lucros e resultados, além de assistência médica e odontológica”.
O último concurso do Banese foi em 2011, quando convocou 42 candidatos. A organização das provas do concurso aberto agora ficou com a Cebraspe.
Banco estatal brasileiro coloca bitcoin e blockchain em edital como conhecimentos necessários
Um fato curioso no edital do concurso público do banco estatal brasileiro é que o bitcoin aparece entre os conhecimentos necessários. Para investir no cargo de nível superior e médio, os candidatos devem conhecer sobre o dinheiro na era digital.
“4.12 O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas.”, trecho do edital do concurso público do Banese
O conhecimento em blockchain e demais criptomoedas também se destaca no edital. Isso porque, com a expansão planejada pelo banco, pode haver interesse em utilizar a tecnologia para promover inovações no local.
O edital do concurso do Banese foi publicado no Diário Oficial do Estado de Sergipe, na edição desta sexta-feira (19). Em menos de um ano, este é o segundo concurso a pedir Bitcoin entre os conhecimentos necessários para investidura em um cargo público, mostrando que várias esferas do governo brasileiro já consideram a moeda como importante hoje.