Bermudas planeja se tornar a primeira economia do mundo 100% baseada em dólar digital

Atualmente a moeda oficial do país é o dólar bermudense, cuja cotação é atrelada ao dólar americano

Bermudas, um território britânico com cerca de 65.000 habitantes, quer se tornar o primeiro país do mundo a adotar uma economia totalmente on-chain. O anúncio foi feito no Fórum Econômico Mundial em Davos na segunda-feira (19).

A ideia é acelerar a adoção do USDC, uma espécie de dólar digital que funciona em diversas redes de criptomoedas.

O projeto conta com o apoio da corretora Coinbase e da Circle, emissora da stablecoin em questão.

🛡️Aprenda a proteger seus bitcoins sem depender de terceiros. 👉 Treinamento de auto custódia. 🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Bermudas planeja adoção completa do dólar digital em sua economia

O plano de adoção da stablecoin USDC pelo governo bermudense envolve todos os setores do país, incluindo bancos, pequenas e médias empresas e também o consumidor final.

Em parceria com a Coinbase e a Circle, o governo oferecerá apoio educacional e onboard técnico.

“Para um país como as Bermudas, uma economia altamente empreendedora com milhares de empresas locais, os sistemas tradicionais de pagamento são caros e restritivos”, disse o governo de Bermudas, falando sobre taxas de cartões e outros tipos de serviços financeiros tradicionais.

“As finanças digitais oferecem a oportunidade de um novo modelo. Com o USDC, comerciantes podem aceitar pagamentos rápidos, de baixo custo e denominados em dólares.”

Atualmente a moeda oficial do país é o dólar bermudense, cuja cotação é atrelada ao dólar americano. No entanto, segundo o governo, alguns comerciantes já estão trabalhando com o dólar digital, mas a ideia é acelerar essa adoção.

Como exemplo, é citado que Circle e Coinbase realizaram uma distribuição de 100 USDC durante o Bermuda Digital Finance Forum 2025 para cada comerciante que começou a trabalhar com a stablecoin.

A edição de 2026 acontecerá entre os dias 11 e 14 de maio, oportunidade vista pelo governo para continuar estimulando o pequeno país na adoção do dólar digital.

“As Bermudas sempre acreditaram que a inovação responsável é melhor alcançada por meio da parceria entre governo, reguladores e indústria.”

“Com o apoio da Circle e da Coinbase, duas das empresas de finanças digitais mais confiáveis do mundo, estamos acelerando nossa visão de viabilizar finanças digitais ao nível nacional. Esta iniciativa trata de criar oportunidades, reduzir custos e garantir que os bermudenses se beneficiem do futuro das finanças”, disse o Primeiro-Ministro E. David Burt.

Finalizando, o texto aponta que agências governamentais começarão a realizar testes de pagamentos com stablecoins e moradores serão incentivados a participar de programas nacionais de alfabetização digital.

A ideia se parece muito com a introdução do Bitcoin como moeda de curso forçado por El Salvador em 2021. No entanto, além da própria volatilidade do Bitcoin, a população salvadorenha está na casa dos 6,3 milhões de habitantes, o que dificultou o plano.

Portanto, é possível que o dólar digital se espalhe muito mais rapidamente nas Bermudas.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

👉Entre no nosso grupo do WhatsApp ou Telegram| Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias