Toneladas de ouro foram retiradas dos ETFs enquanto o preço do bitcoin estava subindo ao longo de 2020, mostrando uma correlação impressionante entre os dois.
De acordo com analistas do JPMorgan Chase & Co., escritórios familiares e outros fundos de investimentos estão vendendo seus fundos negociados em ouro e trocando por criptomoedas.
Os ETFs lastreados em ouro perderam 93 toneladas do metal precioso no valor de cerca de $ 5 bilhões desde 6 de novembro. O preço do ouro vem caindo desde agosto deste ano, quando o bitcoin começou a subir para perto de $ 20.000.
Isso levou muitos a sugerir que o bitcoin é a melhor proteção contra os trilhões de dinheiro sendo impresso em várias partes do globo.
“Descobrimos que é possível para um investidor substituir o ouro por bitcoin em uma carteira de investimentos e obter um retorno ajustado ao risco mais alto”, “Esses resultados são robustos para a inclusão de custos de comercialização.”
Desde então, estudos descobriram que o bitcoin é uma proteção contra o risco geopolítico e que o preço do dólar e do euro pode afetá-lo, mas não há correlação com as ações.
Tudo isso parece ter levado a uma redistribuição dos fundos do ouro para o bitcoin, mas a capitalização de mercado do bitcoin ainda é apenas 3% do ouro.
Se isso aumentar para 5%, o preço do bitcoin aumentará acima de $ 30.000, um aumento de 50% em relação ao preço atual.