Stanley Druckenmiller ficou famoso após lucrar US$ 1 bilhão em 1992 ao lado de George Soros enquanto gerenciava os fundos da Quantum Fund.
Na oportunidade, a dupla “quebrou o Banco da Inglaterra” com uma grande posição vendida na moeda local, a libra esterlina. Tal trade é um dos mais famosos da história e a data ficou conhecida como Quarta-Feira Negra.
Agora, Druckenmiller está apostando que o dólar será a próxima moeda estatal que passará por uma grande desvalorização.
O bilionário não é o único, Robert Kiyosaki já disse que o USD está se tornando papel higiênico e o ex-presidente Donald Trump notou que a moeda americana está deixando de ser o padrão global.
Stanley Druckenmiller fala sobre sua posição vendida no dólar
As falas de Stanley Druckenmiller foram ditas na semana passada durante um evento em Oslo, capital da Noruega, e compartilhadas pelo Financial Times. Em suma, o bilionário mostrou confiança em sua posição.
“Uma área em que me sinto confortável é que estou com uma posição vendida no dólar americano. As tendências monetárias tendem a durar dois ou três anos. Tivemos uma alta maior.”
Elogiando a postura do Fed em elevar a taxa de juros, o bilionário afirmou que não ter apostado a favor do dólar foi provavelmente o maior erro de sua carreira. No entanto, agora Druckenmiller acredita que os EUA cortarão essas taxas para evitar uma recessão econômica, causando uma reversão nesta tendência.
O ex-gerente do Quantum Fund está longe de ser o único com este pensamento. No entanto, a estratégia de cada player varia. Como exemplo, outros estão se posicionando antecipadamente em Bitcoin, esperando que o ativo quebre novos recordes logo após as mudanças na política monetária do Fed — que pode demorar, mas acontecerá.
Bilionário também citou o presidente Lula
No mês passado, Kim Dotcom, fundador do site Megaupload, já havia comentado sobre o fim do império do dólar citando as falas de Lula. Agora, Stanley Druckenmiller é mais um que cita o presidente brasileiro enquanto afirma que o USD se tornou uma arma.
“E você tem Lula correndo por aí perguntando por que temos que negociar com o dólar americano, e ele está certo.”
Por fim, as consequências da possível queda da maior moeda fiduciária do planeta ainda são desconhecidas. No entanto, investidores já estão buscando oportunidades para lucrar com esta crise, seja com shorts ou então em Bitcoin.