Em nota publicada nesta quarta-feira (6), a Binance informou que suspendeu os saques da criptomoeda Solana (SOL) e seus tokens. Segundo o anúncio, as retiradas estão travadas desde domingo (4) e uma solução deverá ser apresentada no próximo sábado (9).
Em outra página, relacionada ao estado de saques e depósitos, a Binance informa que pausou as retiradas para “evitar longos períodos de espera” causados pelo grande volume de transações na rede.
Conhecida por sua agilidade, a Solana (SOL) está longe de ser perfeita. No mês passado, a rede da Solana travou pela 11ª vez, deixando de processar transações devido a problemas técnicos, e precisou ser reiniciada.
Binance pausa saques da criptomoeda Solana (SOL)
Atualmente a Solana é a 5ª maior criptomoeda do setor, com um valor de mercado de US$ 57 bilhões. Devido ao seu tamanho, a Binance começou a dar mais atenção para projetos criados na Solana recentemente.
Como exemplo disso, a corretora listou a memecoin Bonk (BONK) em dezembro do ano passado e, mais recentemente, também listou a Dogwifhat (WIF), que subiu 1.000% em um único mês. Ambos projetos rodam na Solana, concorrente direto do Ethereum (ETH).
No entanto, a Binance está tendo problemas em processar saques de Solana, precisando interromper retiradas até solucionar o problema de congestão da rede.
“Os saques na rede Solana (SOL) foram suspensos intermitentemente desde 04/03/2024 devido ao aumento do volume de transações na rede”, informou a corretora. “A Binance identificou algumas áreas para otimização e está trabalhando para fornecer uma solução estável e de longo prazo.”
“A data estimada de implementação da solução é 09/03/2024 às 18:00 (UTC).”
Em outra página, a Binance informa que está passando por “grandes volumes de saque” e isso causou uma congestão. Nesta página, a solução está programada para esta quarta-feira (6).
Sendo assim, os clientes da Binance também não estão conseguindo realizar saques de tokens da Solana, como é o caso da Dogwifhat (WIF), citada acima.
De qualquer forma, depósitos continuam funcionando, o que mostra que a rede Solana está funcionando quase normalmente. Via exploradores de blocos, é possível visualizar que a Solana processou uma média de 2.100 transações por segundo nas últimas 6 horas.
Por fim, investidores de Solana acreditam que o projeto possa destronar o Ethereum algum dia, principalmente por sua alta capacidade em processar transações. No entanto, seus problemas técnicos recorrentes fazem outros players do mercado duvidarem disso.
No momento desta redação, o Ethereum possui um valor de mercado 8 vezes maior que o da Solana, que precisaria alcançar passar dos US$ 1.000 para deixar essa disputa mais acirrada.