A corretora Binance causou polêmica e foi ‘cancelada’ nesta quarta-feira (20) ao divulgar seu novo símbolo, considerado por alguns como sendo similar ao do nazismo, principalmente ao se considerar que a data escolhida é a do aniversário de Hitler.
Nos últimos anos, muitas empresas compraram no Twitter os emojis que acompanham a hashtag com algum termo específico. O valor pago por esses emojis não é divulgado pela rede social, mas estima-se que colocar uma hashtag personalizada custa caro, sendo um valor pago por palavra.
O Bitcoin foi o único a ganhar esse destaque de graça, visto que o fundador do Twitter é fã da moeda digital e concedeu o benefício a comunidade. De qualquer forma, essa é uma forma de promover termos e ganhar atenção pela rede, ou reprovação.
Binance é ‘cancelada’ por promover símbolo similar ao do nazismo no dia do aniversário de Adolf Hitler
Na manhã desta quarta-feira (20), a Binance enfrentou um grande problema com a sua imagem pública e uma obscura história da humanidade ao lançar um novo símbolo.
Publicada com ar de novidade, a conta da Binance no Twitter divulgou três novas hashtags personalizadas na rede social. Após a veiculação da publicação, o CEO CZ também compartilhou o lançamento.
Observando o lançamento estabanado, a comunidade de criptomoedas logo percebeu um detalhe polêmico: o novo símbolo da Binance se parece muito com a suástica do nazismo. E para piorar tudo, dia 20 de abril é a data em que Hitler nasceu, no ano de 1889.
Ou seja, imediatamente a comunidade repercutiu o novo lançamento da Binance como uma trapalhada da equipe de marketing da maior corretora de criptomoedas em volume do mundo.
O perfil do Diário Bitcoin chegou a cogitar que o símbolo da Binance só faltou vir acompanhado da saudação nazista, de tão óbvio a similaridade.
Outro usuário que viu a lamentável associação disse que esse certamente foi um problema da equipe de publicidade que cometeu uma tremenda gafe, devendo assumir pelo erro.
No Brasil, divulgar símbolo do nazismo dá pena de prisão e multa
Após o cancelamento pelo Twitter, o perfil da Binance e do seu CEO CZ apagou a publicação de lançamento dos novos símbolos polêmicos. Vale lembrar que em vários países, divulgar o símbolo do nazismo é um crime que pode acarretar em multa e prisão.
No Brasil, por exemplo, a Lei n.º 7.716/1989, em seu artigo 20 e parágrafo 1.º informa que este é um crime passível de multa e prisão.
“Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa. § 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.”
O que disse a Binance?
Em uma nota publicada pelo Twitter, a corretora Binance disse que o caso é lamentável e não sabe como passou após a validação de muitas pessoas.
“Bem, isso foi obviamente muito embaraçoso. Não temos certeza de como esse emoji passou por várias camadas de revisão sem que ninguém percebesse, mas imediatamente sinalizamos o problema, o removemos e o novo design de emoji está sendo lançado enquanto falamos.”
Well that was obviously really embarrassing.
We’re not sure how that emoji got through several layers of review without anyone noticing, but we immediately flagged the issue, pulled it down, and the new emoji design is being rolled out as we speak.
— Binance (@binance) April 20, 2022
Após a veiculação, a Binance divulgou um novo emoji, que deve levar um tempo para se propagar pelo Twitter, mas esquecendo a relação com o nazismo.