O valor de mercado do bitcoin alcançou pela primeira vez a incrível marca de US $ 1 trilhão. O desempenho da moeda digital tem sido o grande destaque das últimas semanas, com portais de notícias em todo o mundo relatando como o preço da criptomoeda tem superado em muito o desempenho de ativos mais tradicionais, como ações e ouro.
A moeda digital ultrapassou pela primeira vez na história a marca dos R$ 300 mil, sendo negociada em corretoras internacionais por US $ 55,175.74.
O bitcoin iniciou o ano com cerca de US $ 585 bilhões de capitalização de mercado e somente nestes 2 primeiros meses o valor aumentou em mais de US $ 415 bilhões.
A maior empresa do mundo, Apple, levou cerca de 42 anos para alcançar o valor de mercado de US $ 1 trilhão e apenas 26 meses para atingir os US $ 2 trilhões. Para os entusiastas da criptomoeda, isso significa que para o bitcoin alcançar os US $ 2 trilhões em valor de mercado o tempo tende a ser bem menor.
Segundo analistas, o incrível desempenho do bitcoin é devido ao interesse de especuladores, tesoureiros corporativos e investidores institucionais, esses investidores são os grandes responsáveis pela recente valorização da moeda digital.
Entusiastas do bitcoin defendem que o ativo digital está atraindo a atenção dos investidores devido a sua capacidade de reserva de valor, enquanto os críticos da criptomoeda afirmam que o ativo não passa de uma “mania” que está se beneficiando do dinheiro que os bancos centrais em todo o mundo estão tendo que injetar na economia.
De acordo com Shane Oliver, chefe de estratégia de investimento da AMP Capital Investors, o que está em jogo é um grande “FOMO – medo de ficar de fora”. Ele acrescentou que em tempos de dinheiro fácil esse FOMO aumenta e na visão dele, em parte é isso o que está impulsionando os mercados.
Alta do Bitcoin deixa commodities e ações em segundo plano
A Tesla recentemente divulgou seu investimento de cerca de US $ 1,5 bilhão na criptomoeda. Outra empresa que desde o ano passado tem defendido que instituições se voltem para o bitcoin é a MicroStrategy, a empresa também investiu cerca de $ 1 bilhão na moeda digital. A “coragem” dessas duas empresas, certamente tem influenciando outras instituições a seguirem os mesmos passos.
De acordo com a edição de fevereiro da pesquisa de gestores de fundos globais do Bank of America, as operações “long bitcoin” estão entre uma das mais concorridas do mundo, juntamente com a exposição as ações de tecnologia e operações de venda do dólar.
Em uma entrevista para o site Decrypt, o analista da Quantum Economics, Jason Deane destacou que atingir o valor de mercado de $ 1 trilhão é uma marco importante, segundo ele demonstra a importância da criptomoeda e enfraquece o argumento dos críticos, que ainda defendem que é uma “moda passageira”. “O Bitcoin está amadurecendo”, finalizou ele.