O coronavírus parece estar testando a reputação do bitcoin como moeda resistente a crises financeiras mundiais e também como reserva de valor. A resposta, por hora, parece ser um doloroso “não!”… “não resiste a crise financeira.”
Em apenas um dia, a moeda digital perdeu mais de 45% de seu valor, e agora é negociada a US $ 4.177. Na madrugada desta quinta (12) a moeda era negociada por US $ 7.921, mas caiu mais de 20% até a parte da manhã.
Mais de 63 bilhões de dólares foram liquidados, a capitalização total do mercado de criptomoedas caiu de US $ 223 bilhões para US $ 161 bilhões.
Bitcoin não é reserva de valor?
Por mais trágico que seja, o questionamento dos críticos é válido. Por que o Bitcoin não resistiu a crise global?
Doa a quem doer, a moeda não mostra sinais de resistência, pelo menos por enquanto, e agora, uma das maiores narrativas da moeda digital está sendo testada.
É bom lembrar que o bitcoin nunca enfrentou um crise financeira mundial, portanto, este é um teste de fogo para a moeda digital.
Em um cenário de crise, deixar dinheiro na mão de governos é perigoso. Tesouro direto e poupança, por exemplo, seriam opções muito arriscadas em comparação ao ouro e, até pouco tempo, em bitcoin.
A moeda digital vem sendo considerado o ouro digital por muitos especialistas, inclusive a revista Forbes. Dito isso, um cenário de crise econômica mundial, pior talvez do que a de 2008, poderia mostrar que as criptomoedas estão prontas para a realidade. Mas por enquanto isso não está acontecendo.
Todo o mercado de criptomoedas está derretendo. Nenhuma criptomoeda alternativa está em alta.
Críticos aproveitam oportunidade para provocar entusiastas do bitcoin
Enquanto a moeda cai de uma forma que faz doer os olhos, os críticos aproveitam a oportunidade para dizer “eu avisei”.
Muitas pessoas que erraram no passado sobre o futuro do bitcoin estão vendo agora uma chance de criticar aqueles que sempre acreditaram na moeda como reserva de valor.
No Twitter, por exemplo, diversas pessoas estão reagindo a “morte” do Bitcoin, veja:
Bitcoin já “morreu” outras vezes
Apesar da queda feia, o bitcoin, ao longo dos seus 11 anos, já sobreviveu a outras quedas. O teste de fogo da moeda digital está acontecendo ao vivo. Nós estamos na primeira fila.
No vídeo abaixo, você pode ver a opinião de um especialista sobre como o Bitcoin poderia reagir a uma crise financeira. (veja).
Agora nós sabemos qual era a quantidade de dinheiro que investidores da bolsa de valores haviam colocado no #Bitcoin. Com a queda do S&P 500, desesperados com as chamadas de margem, os caras arrancaram sua grana para tapar os buracos das ações. Nada de errado com o BTC.
— 𝐘𝐮𝐫𝐢 𝐕𝐢𝐞𝐢𝐫𝐚 🇧🇷⚡ (@yurivs) March 13, 2020