Após uma recuperação entre 21 a 23 de fevereiro, a valorização do mercado de criptomoedas caiu US $ 11 bilhões neste domingo, de US $ 141 bilhões para US $ 130 bilhões.
Diversos analistas sugeriram que a incapacidade do Bitcoin de romper a resistência de US $ 4.200 levou a maioria dos ativos digitais a recuar.
Na semana passada, o economista Alex Krüger explicou que, embora os gráficos mostrem todos os indicadores de um valor mínimo para o Bitcoin de US $ 3.122, o interesse no mercado é mínimo.
O analista disse que até que o ativo rompa o nível de resistência crucial de US $ 4.200, o Bitcoin continua vulnerável a uma queda para até US $ 3.000.
Desde o início de 2018 o mercado de criptomoedas enfrenta sua maior queda de todos os tempos. Ran Neuner twittou que 16 de janeiro marcou o 390º do mercado em queda.
Outro período de queda das criptomoedas aconteceu entre 2014/15, e teve duração de 420 dias.
Há pessoas que dizem que o mercado de alta está atrasado há muito tempo enquanto outros dizem que o mercado de baixa vai durar mais tempo. Alguns analistas argumentam que as instituições conduzirão a próxima alta e que entrarão assim que a infraestrutura estiver pronta.
A queda do Bitcoin vai continuar?
A verdade é que a infraestrutura ainda não está pronta e as coisas podem demorar mais do que os investidores esperam. O mais esperado, Bakkt, foi adiado várias vezes e pode ser adiado mais uma vez.
A Bakkt pretende ser uma plataforma de compra e venda de Bitcoin, que permitirá a pessoas físicas e também a instituições realizarem negociações com a moeda digital.
A Bakkt não é o único projeto que está atrasado. Os investidores pensaram que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) aprovaria um ETF em 2018, o que não aconteceu.
Falando sobre a SEC, a regulação é uma questão importante no momento. As Initial Coin Offerings (ICOs) aproveitaram a regulamentação inexistente na época. Muitos projetos levantaram dinheiro apenas para fugir com o capital, e foram golpes diretos.
O mercado tem muito a provar, e mesmo que o potencial da blockchain seja enorme, e tenhamos visto uma alta do bitcoin na semana passada, ainda é cedo para dizer que estamos em um mercado em alta.
Existem pontos de interrogação em torno de regulamentações, ETFs e infraestrutura, entre outras áreas do setor. Não podemos esquecer que a indústria é muito jovem e 2019 pode se tornar um ano que dá aos investidores e desenvolvedores muita clareza sobre a direção que o Bitcoin e as moedas digitais vão seguir.
O co-fundador do Reddit, Alexis Ohanian, afirmou recentemente que a indústria cresce durante os mercados em baixa:
“Sim, os preços estão em baixa. Os especuladores fugiram e isso é ótimo. As pessoas que permaneceram estão construindo a infraestrutura que será necessária para que o mercado cresça”.