Após o Federal Reserve, também chamado apenas de Fed, aumentar as taxas de juros em 0,75 ponto percentual na tarde desta quarta-feira (27), o Bitcoin disparou 5% em menos de uma hora, revertendo a queda prévia da semana.
Embora aumento nas taxas de juros não sejam bons para o Bitcoin, pressionando-o para baixo, o motivo da alta de preços é que este valor já era esperado pelo mercado. Ou seja, o maior perigo era um aumento maior, de 1 ponto percentual.
Outras criptomoedas seguiram o mesmo destino do Bitcoin, também em forte recuperação. O destaque maior fica para o Ethereum, buscando fôlego para continuar seu “Rally da Migração” que já havia ajudado a moeda a subir 60% nas últimas semanas.
Aumento da taxa de juros já era esperado por investidores
Com os EUA sofrendo com os maiores níveis de inflação das últimas quatro décadas, o Fed precisou intervir para segurar o poder de compra de sua moeda. Entretanto, o aumento de 0,75 ponto percentual já era esperado por investidores, ajudando a elevar o preço de ações e também criptomoedas.
Este é o quarto aumento no ano feito pelo Federal Reserve, saltando a taxa de juros para 2,25 — 2,5% após o aumento realizado nesta quarta-feira (27). Como destaque, Jerome Powell, presidente do Fed, afirmou que existem riscos dos dois lados, tanto em aumentar muito quanto aumentar pouco a taxa de juros.
Temendo que o aumento fosse maior, e mostrando-se satisfeitos com 0,75 pontos percentuais, investidores de Bitcoin responderam rapidamente à reunião do Fed, fazendo uma grande vela verde aparecer em seu gráfico.
Desta forma, o Bitcoin conseguiu reverter os prejuízos acumulados no início da semana, também apresentando um bom volume. Agora, seu desafio é criar uma alta mais alta, rompendo o topo anterior de US$ 24.280, caso queira continuar dando esperança aos touros.
Criptomoedas acompanham Bitcoin após reunião do Banco Central dos EUA
Saindo de uma hora para um dia, a valorização é ainda mais perceptível, saltando mais de 9% nesta quarta-feira. Entretanto, o destaque fica para o Ethereum, tentando continuar com o seu rally da migração.
Somente nas últimas 24 horas, o Ether (ETH) disparou 16,5%, porém, assim como o Bitcoin, precisa criar um novo topo para derrotar os ursos. Já outras criptomoedas seguiram o mesmo caminho das duas maiores do mercado, como mostrado abaixo.
Por fim, parece que o mercado de criptomoedas está mais tranquilo com as falas do Fed, dando esperança de que o fundo já aconteceu e que o segundo semestre pode reverter as quedas do anterior.