Em 2021, o Bitcoin começou o ano com pé direito, já registrando uma imensa valorização nos três primeiros dias do ano. Em meio à nova alta histórica, o Bitcoin faz seu aniversário de 12 anos.
Isso porque o primeiro bloco lançado por Satoshi Nakamoto na rede Bitcoin foi lançado em 3 de janeiro de 2009. Desde então, a história do Bitcoin passou por muitos momentos distintos, muito além do preço.
O Bitcoin se consolidou hoje como uma das melhores ferramentas para transferir recursos pela internet. Com a tecnologia do Bitcoin, é possível enviar valores de qualquer lugar do mundo em instantes.
A proposta de criar uma moeda internacional e sem fronteiras foi pioneira por Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin. Na medida em que o Bitcoin cresceu, a rede se tornou milhares de vezes mais segura e é a referência de moeda digital no mundo hoje.
Esse reconhecimento, inclusive, passou a ser feito por grandes investidores de Wall Street. Com a compra em massa de Bitcoins em corretoras, como a Coinbase, por exemplo, empresas e bilionários adquirem cada vez mais pedaços da moeda digital.
Neste domingo (3), o Bitcoin iniciou o dia batendo recorde de preço, cotado acima de U$ 34 mil, dia em que completa 12 anos de história no mundo. Para os fãs da moeda digital, a data é um importante marco na história da moeda.
Confira aqui neste link o primeiro bloco lançado na rede Bitcoin, o gênesis: https://www.blockchain.com/pt/btc/block/000000000019d6689c085ae165831e934ff763ae46a2a6c172b3f1b60a8ce26f.
No dia 3 de janeiro de 2009 às 18:15 (GMT + 1), Satoshi Nakamoto extraiu o bloco número zero da blockchain do Bitcoin, gerando os primeiros 50 BTC .
O bloco foi definido como “bloco de gênese” precisamente porque é a gênese da blockchain do Bitcoin, a primeira blockchain completamente descentralizada já criada pela humanidade.
Naquela época, nenhum halving havia acontecido ainda, então os mineradores eram recompensados com 50 bitcoins para cada bloco minerado. Em 2012 a recompensa caiu para 25 BTC por bloco, enquanto em 2016 a recompensa foi reduzida pela metade para 12,5 BTC. Em maio de 2020 foi reduzido pela metade novamente para 6,25 BTC por bloco.
Satoshi Nakamoto nunca gastou nem os 50 bitcoins iniciais nem os demais enviados para este endereço. Na verdade, toda a produção de Satoshi ainda não foi gasta.
Muitas coisas mudaram desde então, como o fato de que a mineração de bitcoin se tornou muito mais difícil e cara, bem como o fato de que o Bitcoin se tornou livremente negociável online para muitas outras moedas, incluindo o real.
Os primeiros 12 anos de vida do Bitcoin foram um sucesso gigantesco, que o levou de um pequeno experimento cypherpunk à primeira criptomoeda do mundo, com uma capitalização de mercado de quase US$ 700 bilhões.