O Banco Central Europeu reúne 19 países sob sua jurisdição, representando o Bloco do Euro, mas apesar do crescimento do Bitcoin no mundo a entidade não acredita que este é dinheiro.
Banco Central Europeu tem nas mãos uma impressora perigosa
Apesar da falta de crença no Bitcoin como dinheiro, o Banco Central do velho continente acredita fielmente em sua função.
Pelo Twitter foi afirmado no último dia 12 de março que “como Banco Central, podemos criar dinheiro para comprar ativos”.
O maior problema dessa crença é que o controle da inflação está sendo colocado como algo simples, ao passo que fazem parecer que impressão de mais dinheiro é a solução dos problemas dos países.
As recentes crises financeiras que assolaram o mundo, foram provocadas por descontrole dos países com suas finanças.
Em um mundo globalizado como o atual, uma oscilação em qualquer país pode afetar o globo todo, sendo o exemplo mais recente o da Turquia em 2018, onde a população buscou refúgio no Bitcoin (BTC).
Uma forte oposição frente a principal criptomoeda
Ainda no dia 12 de março, um usuário questionou o perfil no Twitter do Banco sobre a posição a respeito do BTC, que prontamente respondeu que “acredita na blockchain, mas que Bitcoin não seria dinheiro”.
O usuário Crypto Rand respondeu para o perfil do Banco que, com o Bitcoin não é possível imprimir mais dinheiro, citando o outro comentário do perfil da instituição bancária que dizia ser possível a impressão de mais dinheiro.
O Bitcoin foi criado por Satoshi Nakamoto coincidentemente (ou não) no ano de 2019, este que foi o primeiro ano após a última crise financeira mundial causada pela bolha dos subprimes nos EUA.
Com a criação do Bitcoin, Satoshi estipulou o máximo de moedas que seriam criadas em toda a história, que é o valor de 21 milhões de Bitcoins.
A emissão da moeda também foi pensada com muito carinho, sendo o halving um fato marcado no próprio código do Bitcoin.
Se para o Banco Central Europeu o Bitcoin não é um dinheiro, o usuário do Twitter Satoshi Jimenez prefere o BTC do que a impressora do órgão, ou seja, o Euro.