Para Sam Bankman-Fried, fundador da exchange FTX, o Bitcoin não é bom para realizar pagamentos. A crítica está relacionada ao modelo de mineração do Bitcoin, o Proof-of-Work (PoW), que não permite que a rede suporte mais transações por segundo.
Apesar da crítica, SBF amenizou a resposta ao afirmar que o Bitcoin tem seu espaço no setor como um ativo que pode competir com o ouro, como reserva de valor.
Entretanto, vale notar que mesmo que a camada 1 do Bitcoin seja limitada, por desenho, outras soluções permitem que o envio e recebimento de bitcoin sejam rápidos, baratos e sem depender de terceiros. Hoje a principal solução é a Lightning Network, ainda não implementada pela FTX.
Sam Bankman-Fried critica o Bitcoin
Desde a sua criação, o Bitcoin é tanto uma moeda quanto uma rede de pagamentos. Ou seja, o Bitcoin não depende de outros serviços para ser usado, sendo esta uma de suas principais inovações.
Contudo, Sam Bankman-Fried não acredita que a rede do Bitcoin esteja apta a suportar a demanda por seu uso. Apesar de tais comentários serem observados há mais de uma década, tendo inclusive resultado na criação do Bitcoin Cash, poucas mudanças foram feitas a respeito disso.
“A rede bitcoin não é uma rede de pagamentos e não é uma rede escalável.”
“As coisas com as quais você faz milhões de transações por segundo precisam ser extremamente eficientes, leves e com menor custo de energia. As redes de Proof-of-Stake são.”
Apesar da afirmação de SBF fazer sentido, já existem soluções que permitem o envio instantâneo, e quase sem taxas, de Bitcoin. Hoje a principal solução é a Lightning Network, criado em cima do próprio Bitcoin. Apesar de várias exchanges já terem integrado a LN, como a Kraken, a FTX ainda não fez isso.
Portanto, embora a escalabilidade na camada um pareça ser ótima, é notável que isso nos leva a outras perdas, como de segurança e descentralização. Sendo estes dois pilares, os mais essenciais para uma blockchain que lida com o equivalente a trilhões de reais.
Bitcoin é reserva de valor
Ao fim de sua entrevista com a Financial Times, Sam Bankman-Fried tenta se redimir ao afirmar que o Bitcoin é ótimo como um ativo que serve como reserva de valor, provavelmente devido a sua oferta máxima de 21 milhões de unidades.
Contudo, o fato da FTX não trabalhar com a lightning network, e de seu fundador não acreditar que o Bitcoin possa ser usado para pequenos pagamentos, é um sinal de fraqueza em suas críticas.
Além disso, a própria FTX é conhecida por realizar investimentos em diversas criptomoedas que usam Proof-of-Stake. Portanto, as opiniões de seu fundador parecem extremamente suspeitas, tentando elevar o uso e preço destas.