O Bitcoin atingiu o preço de US $ 10.350 na corretora Bitstamp, enquanto em outras exchanges, como na BitMEX, a moeda digital chegou a ser negociada por US $ 10.600.
Isso representa um aumento de 42% no preço do Bitcoin. BOOM! Nem mesmo o próprio Satoshi Nakamoto conseguiria se lembrar da ultima vez que o Bitcoin subiu tanto em um curto intervalo de tempo.
A ultima vez que a moeda teve ganhos tão altos foi em 2011. A alta de hoje representa a quarta maior em toda história do Bitcoin desde 10 de maio de 2011. No momento da redação dessa matéria, o Bitcoin é negociado por US $ 9.181, no Brasil a moeda é negociada por R$ 36.831.
Semana passada o preço do Bitcoin parecia “chato”, com apenas alguns movimentos aleatórios, a moeda digital foi negociada por US $ 8.000 por quase um mês. No início dessa semana, o Bitcoin sofreu uma queda drástica de US $ 8.300 para US $ 7.300 em poucas horas, onde encontrou um suporte.
Ontem o Bitcoin teve uma forte alta, subindo US $ 1.000 em apenas uma hora. Na última hora, a moeda digital subiu ainda mais rompendo várias resistências, chegando a ultrapassar a marca de US $ 10.600, que não era vista há algum tempo.
O que motivou a alta do Bitcoin
Motivos para a alta do Bitcoin são vários, de acordo com diversos analistas. De acordo com Gabor Gurbacs, que resumiu bem as narrativas, existem três razões pelas quais o Bitcoin subiu:
1 – O último contrato futuro do Bitcoin na CME expirou, algo que tradicionalmente faz o preço do Bitcoin subir;
2 – O presidente da China, Xi Jinping, revelou que apóia o desenvolvimento e a adoção de tecnologias blockchain na China;
3 – O executivo-chefe da Crypto Capital, uma empresa que oferece serviços financeiros a empresas do setor, incluindo a Bitfinex, foi preso, o que Gurbarcs alega que permitirá que os clientes da empresa “recuperem parte do dinheiro apreendido”.
O chefe de pesquisa da Fundstrat, Tom Lee, disse que a alta do Bitcoin é resultado da recente recuperação das ações S&P 500. De acordo com ele, o preço do Bitcoin aumentou historicamente junto com as ações da S&P 500. A S&P 500 quase atingiu o nível mais alto de todos os tempos e Lee disse que os melhores anos do Bitcoin foram quando a S&P 500 subiu mais de 15%.
Para o brasileiro Rodrigo Souza, CEO da Blink Trade, investidores viram que a China poderá liderar a corrida pela criação de uma moeda global, o que, segundo ele, vai facilitar o acesso ao Bitcoin, diante disso, criou-se o FOMO, “Medo de perder oportunidade”, ou seja, todo mundo saiu comprando.
Mercado de criptomoedas ganham US $ 50 bilhões em 12 horas
A alta do Bitcoin injetou mais de US $ 50 bilhões no mercado de criptomoedas. O rally liderado pelo Bitcoin é um dos maiores da história e quase todas as altcoins (criptomoedas alternativas) estão com ganhos de dois dígitos hoje.
As principais criptomoedas do mercado estão com ganhos de até 18%. O Bitcoin Cash é a altcoin com maior alta depois do Bitcoin. Seguida pela Bitcoin SV, 14%, EOS, 13% e Litecoin 11%.
A alta das criptomoedas elevou a capitalização de mercado para US $ 260 bilhões. De acordo com o Coinmarketcap, o volume diário subiu de pouco mais de US $ 50 bilhões para US $ 135 bilhões.
Praticamente todas criptomoedas estão “no verde” como pode ser visto na imagem abaixo.