O Bitcoin superou todos os investimentos tradicionais em agosto de 2021, com uma grande valorização de mercado, segundo um levantamento de informações feito pelo BTG Pactual.
Desde o início de 2021, o Bitcoin já registrou uma alta de 65% em relação ao Dólar, cotado nesta quarta-feira (1) em US$ 47.700,00.
Já em relação ao Real brasileiro, a alta segue em 64% no consolidado do ano, com cada Bitcoin custando hoje R$ 254 mil.
Vendo esse movimento, o BTG Pactual divulgou os dados de alguns ativos e seu desempenho para o mês de agosto de 2021, que não foi nada legal para a bolsa de valores brasileira.
Só neste mês, o Bitcoin valorizou 11,87% frente ao Real, uma grande alta para apenas 31 dias e que mostra que os investidores seguem atentos ao mercado. Essa alta é importante principalmente ao se considerar a queda do Dólar comercial no período, de 0,74%. Vale o destaque que o BTC/USD é o par mais negociado no mundo.
A poupança brasileira registrou uma valorização de 0,3%, enquanto o CDI, a referência da renda fixa no país, registrou alta de 0,4%. Vale notar que a prévia da inflação no mês marca um acréscimo de 0,89%, ou seja, esses investimentos não ajudaram os brasileiros a manter seu poder de compra em agosto.
Rival como reserva de valor do Bitcoin, o ouro também não mostrou um bom momento no mercado, com queda de 1,8%. Este ativo até recebeu atenção de investidores no mês em que o mundo completou 50 anos do fim do padrão ouro, mas isso não se refletiu nos preços do ativo.
Já a bolsa brasileira e seu Índice Ibovespa acabou registrando uma queda de 2,48%, mostrando que as principais ações listadas na B3 tiveram um desempenho ruim no mês de agosto. O pior investimento em agosto acabou sendo o de fundos imobiliários, que viu o IFIX despencar 2,63% no período observado pelo BTG Pactual.
AGOSTO
– Bitcoin (BRL): +11,87%
– CDI: +0,40%
– Poupança: +0,30%
– Dólar Comercial: -0,74%
– Ouro (BM&F): -1,80%
– Ações (Ibovespa): -2,48%
– Fundos Imob. (IFIX): -2,63%— BTG Pactual (@BTGPactual) August 31, 2021
Bitcoin é o melhor “investimento” por dois meses consecutivos, julho e agosto, e supera outras categorias
Para os fãs do Bitcoin, comparar a moeda digital com investimentos tradicionais não faz muito sentido, visto que este não é propriamente uma aplicação financeira, mas sim uma divisa da internet.
Mas ao se colocar o Bitcoin como um investimento em 2021, vários meses a criptomoeda superou os principais produtos do mercado financeiro. Em julho, por exemplo, o BTC já havia sido considerado o melhor, voltando a mostrar força em agosto, pelo segundo mês consecutivo.
Vale notar que no ano de 2020, a moeda digital obteve a maior valorização, fato que poderá se repetir pela segunda vez em 2021 caso esse forte movimento de alta se mantenha.