A Block (NYSE: XYZ), empresa de Jack Dorsey, está se preparando para anunciar novos chips de mineração de Bitcoin. A revelação foi feita por Amrita Ahuja, diretora-financeira da companhia, nesta sexta-feira (8).
A executiva afirma que os chips “ajudarão a democratizar o ecossistema da mineração”. Portanto, é possível que se trate de equipamentos menos parrudos, mais baratos, mas com a mesma eficiência que modelos famosos.
O interesse da Block no setor começou no início de 2022. Naquele mesmo ano, a empresa chegou a encomendar chips da Intel, recém-chegada nesse mercado, para criar suas máquinas. No entanto, o negócio foi abandonado.
Block deve apresentar novos chips de mineração na próxima quinta-feira (8)
Negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, as ações da Block operam em baixa de 4% nesta sexta-feira (8) após terem passado por uma alta ontem com a divulgação dos dados trimestrais da empresa.
Em conversa com a CNBC, Amrita Ahuja, CFO da Block, revelou os próximos planos para a companhia, incluindo o lançamento de chips para mineração de Bitcoin.
“Acreditamos que o Bitcoin pode ser o protocolo aberto que impulsiona a internet, que pode se mover na mesma velocidade da internet”, iniciou Ahuja. “E nós, como empresa, podemos nos mover mais rápido. Nossos clientes, a eficiência com que o dinheiro deles pode se mover entre jurisdições é muito maior quando o Bitcoin está impulsionando o dinheiro da internet.”
Seguindo, a executiva aponta que eles estão investindo no setor com disciplina há anos, tanto pelo CashApp, que permite a compra e venda de Bitcoin, quanto por outras iniciativas como mineração e carteiras de hardware.
“Nossa iniciativa Proto Mining tem um evento de lançamento na próxima semana, onde vamos lançar chips que ajudam a democratizar o ecossistema de mineração.”
No X, antigo Twitter, Jack Dorsey revelou que a novidade será apresentada na próxima quinta-feira (14).
“Próxima semana.”

Além de já ter liderado uma rodada de investimentos de US$ 6,2 milhões na OCEAN, uma pool de mineração, Dorsey também é lembrado por ser um dos maiores financiadores de desenvolvedores do Bitcoin.
Empresa de Dorsey entrou para o S&P 500 recentemente
Atualmente a Block é uma das empresas públicas com o maior número de bitcoins em caixa, possuindo 8.692 unidades da criptomoeda.

Já no mês passado, a Block entrou para o famoso índice S&P 500, ocupando o lugar da petroleira Hess. Portanto, todo investidor do SPX possui uma exposição indireta ao Bitcoin.