Cardano

Cardano sofre ataque e Charles Hoskinson aciona o FBI: “foi algo totalmente pessoal”

Share

A Cardano (ADA), décima maior criptomoeda do mercado, passou por um ataque na última sexta-feira (21). A ação resultou numa divisão da rede, fazendo que os desenvolvedores implementassem uma solução às pressas.

Nas redes sociais, o fundador Charles Hoskinson afirmou que o ataque “foi totalmente pessoal” e que “o FBI já está envolvido”.

O atacante seria um desenvolvedor chamado “Homer J.” publicou um longo pedido de desculpas afirmando que usou uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) para obter instruções.

O preço da Cardano opera em queda de 12,9% nos últimos 7 dias. No entanto, a perda não está ligada somente ao ataque, mas sim pela recente baixa do Bitcoin que afetou todo o mercado.

Desenvolvedor assume autoria do ataque e pede desculpas

Em uma série de tuítes publicados na sexta-feira (21), o desenvolvedor “Homer J.” iniciou seu texto com um pedido de desculpas à comunidade da Cardano.

“Começou como um “vamos ver se consigo reproduzir a transação ruim”, um desafio pessoal, e então fui burro o bastante para depender das instruções da IA sobre como bloquear todo o tráfego de entrada/saída no meu servidor Linux sem testar antes na testnet, e depois assisti em horror enquanto o horário do último bloco nos exploradores congelava.”

Na sequência, ele afirma que “não tinha intenções malignas no coração” e que “nada foi feito por ganho financeiro ou por ostentação”.

Como exemplo, nota que não vendeu suas ADAs, tampouco abriu um short da criptomoeda no mercado de futuros. O desenvolvedor também descartou o apoio de terceiros, assumindo autoria total do ataque.

Fundador da Cardano afirma que FBI foi acionado

O ataque causou uma divisão na rede. Contrariando grandes perfis, membros da comunidade da Cardano afirmaram que a rede principal continuou gerando blocos, ainda que com lentidão.

Corretoras e outros serviços pausaram saques e depósitos de ADA até entender o que estava acontecendo.

Charles Hoskinson, fundador da Cardano, publicou uma série de tuítes e vídeos nas redes sociais para abordar o assunto. O destaque fica para a mensagem abaixo, onde ele diz ter envolvido autoridades americanas para solucionar o caso.

“A Cardano funciona tão rápido que nós criamos um fork, corrigimos o problema e pegamos o cara tudo no mesmo dia”, comentou Hoskinson. “Ele estava bastante ativo no Discord do Fake Fred.”

“Foi algo totalmente pessoal e agora ele está tentando recuar porque sabe que o FBI já está envolvido.”

Seguindo, Hoskinson afirma que Homer passou meses procurando maneiras de prejudicar a reputação da IOG (Input Output Global, antiga IOHK) e mirou em sua pool pessoal.

Finalizando, o fundador da Cardano afirma que o desenvolvedor só pediu desculpas porque sabia que já estava sendo investigado pelas autoridades. Por fim, também notou que “levará semanas para limpar essa bagunça e ainda mais tempo para reparar o dano à marca e à reputação”.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com
Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Henrique HK

Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Comentários
Autor:
Henrique HK