CEO da Binance fazendo o número 4 com as mãos. Twitter.
O CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), teve que publicar um comunicado para esclarecer o motivo que levou a CVM da Austrália a alertar que a corretora teve suspenso a oferta de derivativos no país.
Sob pressão dos EUA, com um processo movido pela CFTC, a corretora tem observado com atenção aos reguladores. No Brasil, a Binance também enfrenta um novo Processo Administrativo Sancionador pela CVM, ainda em processo de análise.
Mas na Austrália a plataforma mantinha uma conversa estreita com reguladores e contava até com aprovação para ofertar seus produtos. Com a novidade de que a corretora teve suspensa as ofertas, parte do mercado se preocupou com uma escalada na pressão.
Em uma carta aberta ao mercado australiano de criptomoedas, a Binance publicou um comunicado sobre a suspensão da oferta de derivativos no país.
Pedindo desculpas aos usuários afetados, a corretora disse que ao encerrar sua oferta de derivativos, poderá focar no mercado a vista.
“Entramos em contato com os usuários afetados para notificá-los sobre o processo de encerramento. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar e monitoraremos de perto o processo para garantir que seja o mais simples possível. A abordagem mais focada da Binance na Austrália continuará a ser desenvolvida na bolsa à vista registrada localmente (operada pela Binance Australia). Os usuários locais podem continuar acessando e aproveitando a plataforma de negociação à vista da Binance Austrália.”
Em comunicado da ASIC, a CVM australiana, ficou claro que os serviços da Binance no mercado de derivativos acabam definitivamente no dia 21 de abril de 2023.
Citando a própria nota da CVM da Austrália, o CEO da Binance lembrou que a oferta de derivativos se encerrou a pedido da corretora, na última quarta-feira (5). De acordo com CZ, muitas pessoas informaram com erro que a corretora estava passando por problemas, quando, na verdade, não há problema.
“Existem algumas informações erradas (e confusão) sobre a Binance Australia. Binance solicitou ontem o cancelamento da licença de derivativos. A plataforma tinha exatamente 104 usuários até ontem. Binance CONTINUARÁ a operar o mercado à vista na UA.”
A oferta de derivativos envolve o mercado de futuros e ligados a produtos de criptomoedas, que a Binance oferta em alguns dos países que atua. Contudo, segundo CZ, apenas 104 usuários vinham negociando os produtos da corretora, o que não justificava manter de pé as ofertas.
De qualquer forma, ainda que na Austrália o clima segue ameno para a corretora, no Brasil e EUA os reguladores seguem apurando denúncias contra a Binance.
Comentários