Sendo um dos países que está liderando a corrida de lançamento de sua moeda digital, a China liberou o download da versão piloto da sua carteira de CBDC para Android e iOS nesta terça-feira (4).
O lançamento ocorre um dia após o Bitcoin completar 13 anos, mostrando o atraso em fornecer algum tipo de concorrência à ele. Talvez por isso a China teve que banir o BTC e todas atividades ligadas à criptomoeda pela 9ª vez no ano passado.
Até o momento, 9 países já lançaram suas CBDCs, entretanto nenhum deles chega perto do tamanho da China, tanto em termos populacionais quanto de poder econômico. No total, cerca de 90 países já estão em alguma fase de desenvolvimento de suas moedas digitais.
China lança sua carteira digital
Intitulada de “RMB digital (versão piloto)”, a carteira já está disponível para download em lojas de aplicativo como Qihoo 360, Xiaomi e Baidu, funcionando tanto em Android quanto iOS.
“O APP renminbi digital (versão piloto) é a plataforma de serviço oficial da moeda digital legal da China, o renminbi digital, [disponível] para que indivíduos realizem testes-piloto, fornecendo abertura e gerenciamento de carteira pessoal em renminbi digital, troca de renminbi digital e serviços de circulação. O renminbi digital conduz projetos-piloto de P&D em áreas e cenários-piloto, e os clientes-piloto podem se registrar no APP renminbi digital.”, aponta a descrição do aplicativo
No primeiro momento, a carteira se parece com qualquer outro aplicativo de banco já utilizado anteriormente, com opções de leitura de códigos de barras e código QR.
A corrida das CBDCs
Pressionados tanto pelo Bitcoin quanto pelas stablecoins, alguns governos parecem estar correndo contra o tempo para tentar manter o controle financeiro que possuem sobre seus cidadãos. Afinal, apesar de se parecerem com criptomoedas, as CBDCs — moedas digitais de bancos centrais — não possuem qualquer tipo de liberdade.
Segundo o site Atlantic Council, 90 países já estão em alguma fase de desenvolvimento de sua CBDC, incluindo o Brasil. Na liderança estão países pequenos como Nigéria, Bahamas e outros países no Caribe que já lançaram suas moedas.
Quanto ao futuro das criptomoedas, como o Bitcoin, muitos acreditam que elas poderão decolar visto que às moedas digitais de governos não apresentarem mudanças positivas, mantendo a inflação e diminuindo a privacidade.