spot_img

China proíbe criptomoedas para “salvar” população de investir em Bitcoin

Postura alinhada com Rússia

O banco central da China emitiu uma declaração confirmando uma postura linha-dura em relação à criptomoedas. O mercado de criptomoedas enfrenta queda após a notícia. O Bitcoin caiu 5% em uma hora, atingindo US $ 43.234, o ethereum perdeu mais de 7% do seu valor, movendo-se abaixo de US $ 2.900. Outras altcoins caíram de 6% a 9%.

No comunicado publicado no site do Banco Central do Povo da China (PBoC), o grupo de órgãos do governo falou da necessidade de “eliminar” o “hype” e “especulação” relacionados à criptomoedas.

O banco disse que a medida quer salvar a população de investir em criptomoedas e manter a ordem econômica.

O governo chinês “reprimirá resolutamente a especulação com moeda virtual e atividades financeiras relacionadas e mau comportamento, a fim de salvaguardar as propriedades das pessoas e manter a ordem econômica, financeira e social”, disse o Banco Popular da China em um comunicado.

O banco chinês alegou que iria decretar uma série de medidas, algumas das quais parecem ser particularmente inovadoras à luz da repressão de Pequim à mineração de criptomoedas e transações relacionadas.

O anúncio parece ter gerado confusão entre os observadores internacionais, particularmente porque uma postagem nas redes sociais com o mesmo anúncio do PBoC (a partir de hoje) parece ter atrasado o anúncio para 15 de setembro.

No anúncio, as partes falaram da necessidade de eliminar “atividades criminosas como jogos de azar, arrecadação ilegal de fundos, atividades fraudulentas, esquemas de pirâmide e lavagem de dinheiro”.

Rússia

A postura da China está alinhada com a Rússia, que na semana passada, disse que iria “salvar” a população de investir em criptomoedas.

O Banco Central da Rússia começou a trabalhar com os bancos locais para desacelerar os investimentos em criptomoedas, a fim de reduzir os riscos de compras “emocionais”.

O vice-presidente do banco central frisou que pode explicar aos cidadãos que esta é uma “indústria de alto risco”, uma vez que não é protegida pelo Banco Central de forma alguma, e o próprio armazenamento de criptomoedas é arriscado.

O Banco Central da Rússia começou a trabalhar em estreita colaboração com os bancos locais para identificar compras de criptomoedas, e vai suspender os pagamentos enviados para as corretoras para evitar compras “emocionais” de bitcoins, “salvando” os investidores.

“Estamos começando a trabalhar com o sistema bancário para que ele desacelere os pagamentos a favor das corretoras de bitcoin, bloqueando as oportunidades de compras emocionais desse tipo de produtos”,  disse Shvetsov.

China e Bitcoin

A China já havia tentado dominar o comércio de criptomoedas, incluindo bitcoin, impactando negativamente os mercados. Apesar da queda de hoje, o anúncio parece ser principalmente uma reafirmação mais forte da posição anterior das autoridades chinesas sobre a atividade comercial dos cidadãos chineses.

De acordo com a Bloomberg, a nova declaração afirma que “todas as transações relacionadas à criptomoedas, incluindo serviços prestados por trocas offshore para residentes domésticos, são atividades financeiras ilícitas”, indicando que a última mudança é uma tentativa de ampliar o âmbito das proibições anteriores.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Livecoins
Livecoinshttps://livecoins.com.br
Livecoins é o maior portal de notícias sobre Bitcoin e criptomoedas no Brasil.

Últimas notícias

Últimas notícias