A CME Group, maior bolsa de derivativos do mundo, anunciou nesta sexta-feira (30), planos para lançar contratos futuros de relação Ethereum e Bitcoin (ETH/BTC).
Conforme a empresa, o novo produto é um tipo de derivativo financeiro que permite aos investidores especular ou se proteger contra o desempenho relativo de dois ativos subjacentes.
O contrato estabelece uma proporção predeterminada entre os dois ativos e permite que os investidores assumam posições com base em suas expectativas de como a proporção mudará no futuro.
Os dois ativos podem estar relacionados ou não relacionados, como ações, commodities ou índices.
“Historicamente, ether e bitcoin têm sido altamente correlacionados; no entanto, como os dois ativos cresceram ao longo do tempo, a dinâmica do mercado pode afetar o desempenho de um mais do que do outro, criando oportunidades de negociação de valor relativo”, disse Giovanni Vicioso, CME Group Global Head de produtos de criptomoeda.
“Com a adição de futuros de Ether/ Bitcoin Ratio, os investidores poderão capturar a exposição de ether e bitcoin em uma única negociação, sem precisar ter uma visão direcional. Este novo contrato ajudará a criar oportunidades para uma ampla gama de clientes que buscam hedge e posições ou executar outras estratégias de negociação, tudo de maneira eficiente e econômica.”
Efficiently capture the relative value of ether and bitcoin in a single trade with Ether/Bitcoin Ratio futures, launching July 31. https://t.co/WDFhIt5rJ7
— CME Group (@CMEGroup) June 29, 2023
Futuros de relação Ether/Bitcoin
A CME lançou seu primeiro contrato futuro de Bitcoin em 2017, fazendo a criptomoeda saltar de US$ 1.000 no início do ano para mais de 20.000 em dezembro.
O lançamento do contrato futuro de Bitcoin foi um marco para o mercado de criptomoedas, pois forneceu aos investidores institucionais uma plataforma regulamentada para negociar futuros de Bitcoin, permitindo uma maior adoção mainstream e potencialmente maior liquidez.
Com o novo contrato de relação Ethereum e Bitcoin, a CME Group expande ainda mais o mercado para instituições e investidores sofisticados que desejam exposição a ativos digitais em um ambiente regulamentado.
A introdução de futuros de Ether/Bitcoin Ratio (EBR) permite que os traders se envolvam na negociação de valor relativo entre contratos futuros de Ether (ETH) e futuros de Bitcoin (BTC) em uma única negociação.
Este contrato oferece aos investidores a oportunidade de obter exposição a criptomoedas sem exigir um viés direcional específico.
Os futuros de Ether/Bitcoin serão liquidados em dinheiro pelo valor do preço de liquidação final dos futuros de Ether da CME Group, dividido pelo preço de liquidação final de futuros de Bitcoin correspondente.
O novo contrato seguirá o mesmo ciclo de listagem dos contratos futuros de Bitcoin e Ether da CME Group.
“Este novo contrato de criptomoeda cruzada ETH /BTC do CME Group deve permitir aos investidores mais flexibilidade ao proteger posições em mercados offshore não relacionados ao dólar”, disse Brooks Dudley, da Marex Capital Markets.