O mercado global de criptomoedas amanheceu agitado neste sábado (14) com um rumor de altíssimo impacto envolvendo duas das maiores empresas do setor.
Isso porque, a Coinbase, maior corretora de ativos digitais dos Estados Unidos, está em negociações para firmar uma parceria de investimento com a Bybit, atual segunda maior exchange offshore do mundo.
A informação foi revelada com exclusividade pelo renomado jornalista e pesquisador chinês Colin Wu, por meio de sua conta oficial na rede social X.
Foco no mercado americano e o estágio das conversas entre Coinbase e Bybit
A possível aliança estratégica tem um atrativo claro para a Bybit: pavimentar o seu caminho para operar de forma legal e em total conformidade regulatória dentro dos Estados Unidos.
Historicamente, a corretora asiática focou sua expansão em mercados internacionais com regras mais flexíveis, mas uma parceria com a gigante americana poderia fornecer a infraestrutura jurídica e o endosso institucional necessários para atuar na maior economia do mundo.
De acordo com três fontes independentes consultadas por Colin Wu, as discussões entre as duas partes envolvem uma potencial cooperação ampla que inclui, mas não se limita a, um aporte financeiro direto.
Apesar do peso da informação, as negociações ainda estão em andamento e, até o momento, nenhum resultado final ou contrato definitivo foi fechado. Procurada pela reportagem original para confirmar a movimentação, a diretoria da Bybit preferiu não comentar os rumores.
Valuations bilionários e o aval da concorrência
Um eventual acordo entre a Coinbase e a Bybit movimentaria cifras astronômicas no ecossistema de criptoativos.
Para precificar o tamanho do negócio, o mercado utiliza como parâmetro uma movimentação recente do setor, quando a Intercontinental Exchange (ICE) investiu na corretora offshore OKX, avaliando a companhia em 25 bilhões de dólares.
Especialistas apontam que o valor de mercado (valuation) da Bybit em uma negociação desse porte giraria em torno de um patamar semelhante.
A Coinbase, por sua vez, já possui um histórico recente de aquisições bilionárias para expandir seu domínio e sua prateleira de serviços globais. No ano passado, a companhia americana demonstrou seu forte apetite ao desembolsar 2,9 bilhões de dólares para adquirir a corretora Deribit.
A repercussão da notícia vazada vazada atraiu imediatamente a atenção de concorrentes diretos.
O fundador da corretora OKX, conhecido como Star, utilizou as redes sociais para avaliar o impacto da união das duas rivais. Em um comentário público, o executivo demonstrou apoio ao movimento: “Se for verdade, é bom para a indústria — padrões mais elevados, menos arbitragem regulatória“.
