Um novo concurso público para juízes substitutos no Maranhão exige conhecimentos em criptomoedas. O edital foi publicado na última segunda-feira (25), com o início das inscrições previsto para a próxima quarta-feira (27).
Nos últimos anos vários concursos públicos chamaram atenção ao cobrar dos candidatos o conhecimento em criptomoedas. Em 2021, por exemplo, editais publicados pela Caixa e Banco do Brasil pediram que os interessados se preparassem sobre o assunto, alvo de questões na prova.
Ou seja, é cada vez mais comum que certames de vários níveis da hierarquia brasileira mostrem interesse no assunto. Contudo, provas do judiciário ainda não haviam abordado o tema, chamando atenção para a novidade.
Concurso para juízes no Maranhão exige conhecimentos em criptomoedas, salário inicial de R$ 30,4 mil
Com prazo de inscrição até o dia 26 de maio de 2022, com um custo de R$ 304,04, as inscrições para o cargo de juiz substituto no Maranhão começam amanhã.
Na última segunda, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, e a presidente da Comissão de Concurso Público, juíza Jaqueline Reis Caracas, assinaram a liberação do edital ao público.
Dessa forma, foram divulgadas 15 vagas e mais formação de reserva para o cargo. Dessas, 11 são de ampla concorrência, 1 para deficiente e 3 para pessoas negras.
E no campo do Direito Digital, chama atenção para o fato que os futuros juízes já deverão chegar com conhecimento em criptomoedas, em específico, sua utilização para crimes.
“2- Persecução Penal e novas tecnologias. Crimes virtuais e cibersegurança. Deepweb e
Darkweb. Provas digitais. Criptomoedas e Lavagem de dinheiro.”
Além disso, os candidatos a juízes deverão ter conhecimentos em “noções gerais de contratos inteligentes, blockchain e algoritmos“. Tal exigência mostra que o Tribunal do Maranhão já procura pessoas com experiência em inovações digitais e seus usos no direito.
Tem que chegar sabendo?
Este ponto específico do edital não esconde que novos advogados e profissionais do direito no Brasil já devem se preparar sobre o tema das criptomoedas, blockchain e similares.
Isso porque, esse assunto tem crescido no Brasil, inclusive, nesta terça-feira (26) será pauta no Senado Federal, que vota a aprovação do “Marco das Criptomoedas”, que deverá legalizar o setor.
Assim, para quem está iniciando a carreira é importante já se capacitar sobre o assunto. Para profissionais juízes que já estão na carreira, contudo, o judiciário promove uma série de eventos sobre o tema, como um treinamento marcado para julho em que juízes federais criminais deverão estudar sobre criptomoedas sendo mais um passo neste sentido.