A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira (25) que está monitorando uma nova variante da Covid, chamada B.1.1.529, que possui mais variações que as anteriores. Esta variante foi detectada na África do Sul e a falta de conhecimento sobre ela está assustando os mercados.
Tanto os mercados tradicionais quanto as criptomoedas amanheceram em forte queda na manhã desta sexta-feira (26). Como exemplo, o Ibovespa (IBOV) abriu suas negociações com uma queda de 3%, já o Bitcoin (BTC) caiu 8% desde as 21h de ontem.
Novamente o Bitcoin caminha junto ao mercado tradicional, como no início da pandemia da Covid, o que é um bom sinal de que ele está amadurecendo. Agora nos resta esperar respostas para as consequências desta variante que por enquanto está fazendo com que a maioria dos investidores esteja esperando o pior cenário.
Nova variante preocupa mercados
Segundo anúncio da OMS, a preocupação com esta variante está relacionada com as suas mutações já que ela possui cerca de 50, bem mais que as anteriores. Devido a pelo menos 30 mutações na proteína S, as vacinas podem tornar-se inúteis e novas medidas de lockdown podem ser adotadas.
Por conta disso, mercados do mundo inteiro amanheceram em queda nesta sexta-feira (26). A Europa é a região mais afetada até o momento, índices da Espanha, França, União Europeia, Polônia, Itália e Alemanha estão apresentando quedas superiores a 3% no momento. Seguido pelo Ibovespa (IBOV) do Brasil, com queda de 3%.
Já as criptomoedas, por serem negociadas sem interrupção, já começaram a refletir à nova variante da Covid na noite anterior. Tanto as três maiores criptomoedas, Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Binance Coin (BNB), quanto outras altcoins estão apresentando quedas superiores a 7%.
Esta queda acontece em um momento crítico para o BTC que por duas vezes seguidas não conseguiu manter-se acima dos 65 mil dólares nos últimos dois meses.
História se repete e bitcoin acompanha mercados tradicionais
Assim como no início da pandemia da Covid-19, onde tanto bolsas quanto critpomoedas operaram em baixa, novamente o mundo mostra preocupação com os perigos deste vírus que novamente pode fechar comércios e desacelerar ainda mais a economia.
Apesar disso, a inter-relação entre os mercados tradicionais e criptos pode ser um bom indicio de que o Bitcoin está amadurecendo, andando de mãos dadas com a economia mundial.
Por ora, resta esperar que os cientistas tenham mais notícias sobre os impactos que esta nova variante causará. Afinal ainda não sabe-se muito sobre seus perigos, taxa de transmissão e como elas afetarão as vacinas atuais. Por enquanto, o mundo está apenas especulando o pior cenário, novamente convertendo parte de seus ativos para dinheiro vivo.