A Hotbit, exchange internacional de criptomoedas, anunciou a suspensão de todos os seus serviços nesta quarta-feira (10). Como razão, aponta o envolvimento de um ex-funcionário em um projeto que acabou chamando a atenção das autoridades — cujo país não foi citado.
Dado isso, a exchange comenta que os fundos da empresa foram congelados. Portanto, a mesma afirma que não tem condições de continuar com suas operações, apontando não haver data prevista para o resumo das atividades.
“Lamentamos informar que a Hotbit terá que suspender as funções de negociação, depósito, retirada e financiamento, o momento exato do retorno não pode ser determinado no momento.”
O fato acontece quatro meses após a exchange ter saído do ar devido a um suposto hack. Até o momento, o Hotbit Token (HBT) apresenta pouca variação de preço, o motivo pode ser a falta de mercado do mesmo, negociado majoritariamente na própria Hotbit.
Corretora posta gif de anime em pedido de desculpa
Como pedido de desculpa pelo inconveniente, a Hotbit afirma que as criptomoedas de seus usuários estão seguras, embora não pareçam estar sob sua posse.
“Anúncio sobre a suspensão do serviço do site da Hotbit em 10 de agosto de 2022. Os ativos do usuário estão seguros, não se preocupe. Lamentamos qualquer inconveniente causado!”
📢Announcement on the Suspension of Hotbit Website Service on August 10th, 2022
Details👉https://t.co/5hf6XS638y
⚠️User's assets are safe, please don't worry.
We are sorry for any inconvenience caused!😢 pic.twitter.com/x7wiIL7j1a
— Hotbit News (@Hotbit_news) August 10, 2022
Já no comunicado em seu blog oficial, a corretora de criptomoedas afirma que diversos empregados de seu alto escalão receberam intimações judiciais desde o final do mês passado devido ao envolvimento de um deles com um projeto que, supostamente, violou leis financeiras.
Sem dar mais explicações sobre tal investigação criminal, a Hotbit aponta que os fundos dos clientes, sob administração da corretora, foram congelados, impossibilitando que a mesma mantenha seus serviços.
“O motivo é que um ex-funcionário da gerência da Hotbit, que deixou o Hotbit em abril deste ano, estava envolvido em um projeto no ano passado […] que as autoridades policiais agora pensam ser suspeito de violar leis criminais.”
Hotbit voltará a funcionar?
Segundo a exchange, a mesma espera voltar a operar quanto antes. Entretanto, precisa ter fundos em caixa para isso, sendo impossível determinar uma data ou até mesmo se isso acontecerá em algum momento.
“A Hotbit retomará o serviço normal assim que os ativos forem descongelados. Todos os ativos e dados do usuário no Hotbit estão seguros e corretos.”
O Livecoins não encontrou mais informações sobre a suposta investigação citada pela exchange de criptomoedas Hotbit, não podendo confirmar a autenticidade das declarações da mesma.