Uma corretora de criptomoedas roubada por um hacker nos últimos dias fez uma ameaça pública ao criminoso e deu prazo para ele devolver tudo que levou. O curioso caso mostrou que as corretoras estão atentas aos criminosos que fazem incursões em seus sistemas.
Uma corretora de criptomoedas é uma plataforma de tecnologia que permite que negociantes se encontrem para comprar ou vender suas moedas.
As plataformas garantem liquidez mais fácil a quem pretende comprar ou vender, assim como prestam outros serviços no mercado.
As corretoras estão lutam para manter seus ambientes seguros como uma carteira digital específica, visto que estão sujeitas a ataques hackers. Ao longo da história, muitas corretoras foram hackeadas e os casos continuam.
Corretora de criptomoedas é roubada e dispara para hacker: “devolva tudo até dia 6 de setembro”
A corretora de criptomoedas KyberSwap foi roubada nos últimos dias, com uma nota pública liberada no dia 1 de setembro sobre o caso que chamou atenção de seus clientes.
“O KyberSwap identificou e neutralizou um exploit descoberto em nosso frontend.”
Com a falha do frontend da aplicação, o criminoso “visava especificamente carteiras de baleias com grandes quantidades”, disse a plataforma. Ao todo, foi confirmado um roubo de US$ 265 mil, ou R$ 1,3 milhão hoje.
Para conter o problema a equipe técnica desabilitou a interface de comunicação dos clientes e alega que já resolveu a vulnerabilidade de sua plataforma.
No entanto, a situação mais inusitada neste caso é que a KyberSwap passou a monitorar os endereços de criptomoedas que interagiram com o hacker, rastreando toda a sua movimentação.
Nesta segunda-feira (5), a equipe publicou no Twitter um ultimato para o hacker, indicando que ele tem até o dia 6 de setembro para devolver tudo que roubou, sendo essa sua última chance.
“Esta é sua última chance de devolver os fundos e receber a recompensa de 15% do bug. Você tem até 6 de setembro às 17h GMT+7 para fazê-lo.”
Hacker tenta despistar equipe de monitoramento e corretora diz que “não há para onde fugir”
A ameaça ao hacker feita pela corretora de criptomoedas roubada mostra que há um interesse em recuperar os valores, visto que uma equipe tem monitorado as carteiras que interagem com ele.
E o ultimato para devolução foi dado após a equipe perceber que o hacker tenta despistar e fugir com o dinheiro roubado, enviando valores para vários endereços. Na ameaça, a KyberSwap já avisou que as corretoras centralizadas já estão cientes do roubo e se receberem valores desse roubo deverão bloquear valores.
“Última nota aberta para o atacante: Estamos coletando todos os dados e logs que podem ser rastreados até você. Estamos trabalhando com parceiros, especialistas em segurança e autoridades para tomar as próximas medidas. Seu ponto de entrada foi efetivamente fechado, assim como seus pontos de fuga.”
❗Last Open Note To Attacker❗
We have been collecting all the data and logs that can trace back to you. We are working with partners, security experts and law enforcement to take the next action. Your entry point has been effectively closed, and so are your escape points..— Kyber Network (@KyberNetwork) September 5, 2022