A Starknet, um projeto de segunda camada do Ethereum, anunciou a distribuição de 700 milhões de tokens STRK. No total, cerca de 1,3 milhão de endereços receberão as moedas do projeto.
Os beneficiados são pessoas que já usaram a Starknet anteriormente, bem como desenvolvedores (tanto da Starknet quanto de Ethereum e outros projetos) e também investidores que fazem stake de ETH.
Assim como acontece em outros projetos de segunda camada do Ethereum, como Polygon (MATIC), a criptomoeda Starknet (STRK) será usada para o pagamento das taxas de sua própria rede, governança e também staking.
Portanto, embora ainda não tenha preço de mercado, o STRK pode valorizar no futuro caso ganhe adoção. Afinal, a MATIC citada acima é a 14ª maior criptomoeda do setor, com um valor de mercado de US$ 8,6 bilhões.
Como saber se você é elegível ao airdrop da Starknet (STRK)?
Todas as informações sobre a elegibilidade do airdrop da Starknet podem ser encontradas no site do projeto. Para facilitar, ao rolar a página você pode inserir seu endereço ou nome de sua conta no GitHub, o processo leva poucos segundos.
“Na primeira fase [do airdrop], a Fundação Starknet distribuirá STRK para quase 1,3 milhão de endereços, a maior base de distribuição para tal programa.”
O airdrop acontecerá no dia 20 de fevereiro às 9h pelo horário de Brasília. Caso seja elegível, você precisará fazer o download da carteira Starknet, caso já possua, os desenvolvedores pedem para que você a atualize para a versão mais recente.
Por fim, nem todos poderão receber os STRKs. A restrição serve para pessoas na Rússia, Cuba, Irã, Coreia do Norte e outros países sancionados pelos EUA, Reino Unido e outros países. Indo além, nem mesmo americanos (cidadãos e residentes) podem reivindicar a recompensa. No Brasil, está liberado.
2024, o ano dos airdrops
A Starknet está seguindo uma tendência forte que está dominando o mercado em 2024. Estamos falando dos airdrops, ou seja, distribuições gratuitas focadas em usuários que usaram esses serviços previamente.
Para Arthur Hayes, bilionário fundador da BitMex, essa tendência é “genial”. Afinal, os projetos não fazem nenhuma promessa de distribuição, mas mesmo assim diversos entusiastas usam eles com a esperança de que possam ganhar uma bolada de dinheiro no futuro. Para alguns, isso já é uma profissão.
Antes da Starknet, um airdrop que chamou bastante atenção do mercado foi o da Celestia (TIA). Em cerca de 3 meses no mercado, a TIA já é a 35ª maior criptomoeda do setor.
Mais recentemente, no mês passado, foi a vez do airdrop da Jupiter (JUP) ganhar destaque. Até mesmo grandes corretoras, como a Binance, correram para listá-la logo após essa distribuição inicial.
Por fim, o rali do Bitcoin é, sem dúvidas, o maior centro de atenção dos investidores. No entanto, a tendência dos airdrops não está sendo ignorada por investidores.