Circulam em vídeos pelo YouTube as informações de que o grupo Anonymous teria lançado uma criptomoeda – os hackers negaram envolvimento com o projeto e fizeram um alerta.
Para criar uma criptomoeda nova no mercado são necessários poucos minutos de dedicação e o processo é realmente é muito simples, bastando alguns cliques.
Devido a isso, o mercado de criptomoedas já vê circular mais de 10 mil projetos atualmente, a maior parte criada para golpes.
O mais novo a chegar no mercado é uma criptomoeda falsa que carrega a imagem do Anonymous. De acordo com um usuário do Twitter, o grupo fará uma live de lançamento no YouTube.
O golpista corajoso (e burro) criou uma criptomoeda com a imagem de um Shiba Inu, raça de cachorro que se tornou popular com uma moeda de mesmo nome e com a Dogecoin. A suposta criptomoeda do Anonymous logo chamou atenção de perfis ligados ao grupo hacker e eles pediram para as pessoas tomarem cuidado.
“Nós não somos @YourAnonNews mas podemos dizer com certeza que esta não é a moeda deles e não deve ser promovida como tal.”
We are not @YourAnonNews but we can say with certainty this is not their coin and it shouldn’t be promoted as such. https://t.co/LbGIwW8QMT
— Anonymous (@BscAnon) July 9, 2021
Vendo a confusão, o perfil com mais seguidores do grupo hacker pelo Twitter, o YourAnonNews, também negou ser o dono da Anon Inu, que é mais um golpe no mercado de criptomoedas.
Pode ter motivado a ação dos golpistas a recente confusão do Anonymous em defesa do Bitcoin e contra Elon Musk.
Mercado Livre já foi alvo de mesma ação no Brasil
Após o Mercado Livre comprar Bitcoin como reserva de valor, no primeiro semestre de 2021, a empresa também foi citada por golpistas, que criaram uma criptomoeda com o nome da empresa.
Na época, o Mercado Livre conversou com o Livecoins e negou que a companhia seja a proprietária do projeto criado na rede Binance Smart Chain.
Vale o destaque que, criptomoedas são criadas a todo minuto, às vezes com nomes apropriados para atrair investidores desatentos. Mas os riscos do mercado devem ser avaliados por investidores, que devem redobrar o cuidado com novidades promissoras, mesmo quando essas tem nomes conhecidos.