A Itália se une a lista de países que emitiram alerta contra alguns serviços oferecidos pela Binance. Os chamados derivativos são os principais alvos dos países em que a corretora atua.
A Binance é a maior corretora do mundo em volume de negociações no mercado de criptomoedas. Com uma grande plataforma de investimentos, serviços como tokens de ações de empresas de capital aberto e até derivativos já foram listadas na plataforma.
Vale o destaque que, para oferecer esses investimentos, autoridades costumam exigir o cadastro das empresas em órgão competente. No Brasil, por exemplo, a CVM já proibiu a Binance Futures de atuar no mercado, visto que esse segmento da corretora precisaria ser regulamentado.
Itália alerta contra Binance oferecer investimentos sem registro em órgão competente
A Itália emitiu nesta quinta-feira (15) um alerta de mercado contra a corretora Binance. Como a corretora está oferecendo serviços com textos escritos em italiano, mas sem autorização da Consob, a CVM italiana, a autarquia afirma que a plataforma não tem autorização para oferecer serviços no país.
“A Consob alerta os investidores que o “Binance Group” da empresa não está autorizado a prestar serviços e atividades de investimento na Itália, mesmo por meio do site www.binance.com cujas seções denominadas “derivativos” e “Stock Token” tratam de instrumentos relacionados a criptoativos, também foram escritos anteriormente em italiano.”
A Consob ainda pede que investidores e poupadores tenham cuidado com os investimentos nestes produtos oferecidos pela Binance. Isso porque, como não são regulamentados, o órgão afirma que as escolhas de investimentos devem ser conscientes.
Nos últimos dias, a Binance encontrou problemas também para operar no Reino Unido. No entanto, a corretora afirmou que já está revisando suas políticas e pretende se adequar as legislações locais o mais rápido possível.
Autarquia da Itália pede cautela com investimentos em criptomoedas
Apesar de não ser o foco da Consob a regulamentação das criptomoedas, como o Bitcoin, por exemplo, a autarquia aproveitou o alerta contra a Binance para pedir que a população da Itália tome cuidado com esses investimentos.
“Além disso, convidamos você a ter o máximo de cautela na realização de transações sobre instrumentos relacionados a cripto-ativos (cripto-ativos) que podem envolver a perda total das somas de dinheiro utilizadas e recomenda-se sempre respeitar a regra geral de considerando a adesão às propostas contratuais somente quando possuam um entendimento adequado e somente quando forem auxiliadas por informações claras e completas também sobre a identidade da contraparte contratual que se poderá propor como prestadora de serviço.”
Por fim, a Consob ainda declarou que os riscos do mercado podem ser de ciberataques, assim como avarias nas plataformas, levando as pessoas a possibilidade de perda de dinheiro.
Publicamente, a corretora Binance não comentou a nota da Itália.