A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, sigla em inglês) contratou uma empresa de análise de blockchain para começar a monitorar e regular a indústria de finanças descentralizadas (DeFi).
A empresa de análise AnChain.AI, sediada em San Jose, anunciou a parceria no Twitter na sexta-feira (27).
De acordo com o comunicado, a Anchain.ai assinou um contrato inicial de um ano de US $ 125 mil para o trabalho, mas pode assinar mais cinco contratos anuais com a SEC para obter US $ 625 mil.
“A SEC está muito interessada em entender o que está acontecendo no mundo dos ativos digitais com base em contratos inteligentes. Portanto, fornecemos a eles tecnologias para analisar e rastrear contratos inteligentes”, explicou Victor Fang, cofundador e CEO da AnChain.AI.
https://t.co/KssYwDPJ1l is committed to a safe, transparent, and fully accessible #DeFi ecosystem.
We're proud to work with the SEC to protect all #Crypto stakeholders in the virtual asset economy, and to contribute our technology to critical regulatory oversight efforts. https://t.co/rfdomzXspr
— AnChain.AI (@AnChainAI) August 27, 2021
SEC de olho em DeFi
A startup de IA e aprendizado de máquina é especializada em rastrear transações em corretoras de criptomoedas, plataformas DeFi e instituições financeiras tradicionais.
A capitalização total de tokens de projetos DeFi ultrapassa US $ 122 bilhões, e o volume diário de negociações na maior corretora descentralizada Uniswap chega a US $ 1,8 bilhão. Muitas transações envolvem moedas que podem ser classificadas como títulos, e as próprias plataformas de negociação estão ganhando atenção dos reguladores.
No início de agosto, o presidente da SEC, Gary Gensler, alertou sobre o fortalecimento da regulamentação DeFi. Depois ele enfatizou que a natureza descentralizada dos projetos não confere imunidade à supervisão da agência.
“As operações DeFi não são imunes à supervisão porque usam a palavra ‘descentralizada’”, alertou Gensler.
No início deste mês, Gensler disse à WSJ que o mercado de DeFi em breve será regulado:
“Ainda há um grupo central de pessoas que não estão apenas desenvolvendo softwares, mas muitas vezes têm governança e taxas … Há alguma estrutura de incentivos para os promotores e patrocinadores no meio disso.”
A indústria DeFi está lidando atualmente com mais de US $ 80 bilhões em ativos digitais. À medida que a SEC continua suas investigações, muitos desses ativos provavelmente serão considerados títulos.
A contratação aconteceu pouco tempo depois que o presidente da SEC emitiu um alerta à Fox Business no início do mês sobre os riscos potenciais associados ao setor DeFi.
“Nosso foco é a proteção do investidor. Somos neutros em relação à tecnologia, Bitcoin e outros tokens criptográficos… e suas tecnologias inovadoras. Mas, ao mesmo tempo, não somos neutros quanto à proteção do investidor. Então, se alguém está em um projeto que oferece um título, ele deve ser regulado”
Essas chamadas plataformas financeiras descentralizadas, na verdade, têm muita centralização. Há um grupo de empresários que estão operando essas plataformas e eles deveriam vir, trabalhar conosco e se registrar.”