O pequeno município de Rolante no Rio Grande do Sul poderá se tornar a Capital Estadual do Bitcoin, caso um projeto apresentado pela Deputada Delegada Nadine (PSDB) seja aprovado na Assembleia Legislativa do RS.
Para dar um tom otimista a quem acompanha de perto a iniciativa, o Projeto de Lei (PL) 63/2024 avançou na última semana. Isso porque, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o projeto.
Ou seja, o PL avança para dar para a população de Rolante um novo status de capital estadual do Bitcoin. Após o avanço na CCJ, a proposição seguirá para apreciação de comissão de mérito do Parlamento, buscando tramitação conclusiva e, posteriormente, sanção do governador Eduardo Leite.
Projeto pode tornar Rolante a Capital Estadual do Bitcoin no Rio Grande do Sul
A Delegada Nadine explicou que Rolante tem se destacado como um polo de inovação no uso de bitcoin e criptomoedas. Com aproximadamente 500 CNPJs no setor varejista, a cidade conta atualmente com 194 estabelecimentos que aceitam Bitcoin como forma de pagamento, muito mais que a capital estadual, Porto Alegre, que fica a 117 km de distância.
“Esses números são impressionantes e superam grandes centros urbanos, como Porto Alegre, que possui 104 pontos de aceitação, e São Paulo, com apenas 42, de acordo com o btcmap.org, o mapa ‘oficial’ do Bitcoin“, destacou a parlamentar.
A parlamentar tucana também ressaltou que Rolante se orgulha de sediar o Bitcoin Spring Festival, um dos maiores festivais de Bitcoin do mundo.
“O evento anual reúne entusiastas, empreendedores e líderes da indústria para debater os avanços e desafios da criptomoeda. A cidade, que já ocupa uma posição de destaque na comunidade global do Bitcoin, consolida sua importância com a realização desse festival“, observou.
Outro aspecto que reforça a relevância de Rolante no cenário das criptomoedas, segundo a Delegada Nadine, é a adoção nativa do Bitcoin pelos habitantes.
Diferente de outras localidades, onde intermediários convertem automaticamente o Bitcoin em moeda fiduciária, em Rolante os cidadãos e comerciantes utilizam diretamente a criptomoeda, demonstrando uma compreensão mais avançada e prática sobre seu uso como forma legítima de pagamento. Com informações da AL-RS.
Rio Grande do Sul tem se destacado em inovações com bitcoin
Além de Rolante estar em vias de se tornar a Capital Estadual do Bitcoin, Porto Alegre também tem demonstrado apoio a moeda digital.
Isso porque, consta no calendário oficial da capital gaúcha o dia do Bitcoin Pizza Day, sendo que Porto Alegre foi a primeira capital do Brasil a aderir à data.
Tais inovações públicas com influência da população mostram que o Rio Grande do Sul tem encontrado no bitcoin uma influência, que se expande na cultura local e meio de pagamento.