Desenvolvedores do Ethereum fazem proposta para evitar ataque de mineradores

Proposta altera recompensa por bloco pago aos mineradores para 3 ETH das 2 ETH atuais e inicia um cronograma de decomposição para os próximos dois anos para 1 ETH por bloco.

Siga no

Desenvolvedores do Ethereum publicaram neste domingo (14) uma proposta que tem objetivo de reduzir o descontentamento dos mineradores, aumentando de imediato a recompensa por bloco de 2 ETH para 3.

A Proposta de Melhoria Ethereum (EIP-3368) foi publicada em meio a rebelião de mineradores insatisfeitos com a futura atualização EIP-1559, que altera o sistema de taxas da rede e reduz o lucro dos mineradores.

A nova proposta, apesar de ser vista como um meio de reduzir as tensões entre mineradores e desenvolvedores, não parece ter recebido muito apoio da comunidade.

Os problemas começaram nas últimas semanas durante a aprovação da EIP 1559, que está programada para acontecer em julho. Ela implica na queima de Ethereum no pagamento de taxas. Ela também pode reduzir significativamente as taxas de transações e afetará a receita dos mineradores, que podem perder até 50% de seus lucros.

Para expressar insatisfação com a atualização, parte dos mineradores estão planejando se unir para uma “demonstração de poder” no dia 1º de abril.

Os mineradores pretendem concentrar poder de hash na pool Ethermine, que se declarou contra a EIP-1559. A concentração de mineração pode trazer problemas para o Ethereum caso a pool alcance 51% do poder total da rede.

Contra proposta

O objetivo dos mineradores com a ameaça de ataque era conseguir um acordo que envolve expulsar os mineradores que utilizam equipamentos ASICS, ou aumentar a recompensa por bloco minerado.

Para evitar o futuro ataque, os desenvolvedores parecem então ter cedido a segunda reinvindicação, propondo a atualização 3368, que implica em um aumento imediato de recompensa para os mineradores.

“Altera a recompensa por bloco pago aos mineradores de prova de trabalho (POW) para 3 ETH das 2 ETH atuais e inicia um cronograma de decomposição para os próximos dois anos para 1 ETH por bloco”

Um dos desenvolvedores do Ethereum, Tim Beiko, disse no Twitter que a EIP 3368 “ainda não foi implantada”. O desenvolvedor descreveu a proposta como “o resultado mais tangível das expressões de insatisfação dos mineiros em relação a 1559 nas últimas semanas.”

Mineradores vão aceitar?

Em resposta aos desenvolvedores, o minerador identificado como Red Panda Mining, que estava entre os que lideram a rebelião, prometeu apoiar a proposta e anunciou que não vai mais participar do ataque.

“Fomos ouvidos. EIP-3368 foi proposto. Recompensa para 3 ETH, mas cai 0,25 a cada trimestre até 1 ETH ao longo de 2 anos. Não vou participar da demonstração de força e todos vocês também deveriam”, disse ele no Twitter.

Apesar da declaração de Red Panda Mining, a comunidade parece ainda estar dividida, a julgar pela discussão sobre a contra proposta em fóruns de mineração de Ethereum.

Alguns mineradores estão classificando a proposta como “um subsídio para adiar o inevitável”.

Ele observa: “Esta proposta só atrasará o inevitável, pois estamos avançando rapidamente em direção a uma atualização do Ethereum 1.0 para o Ethereum 2.0, que tem recompensa zero de mineração. Acho que devemos evitar medidas que incentivem mais investimentos das mineradoras em hardware, dada essa realidade.”

Alguns mineradores também responderam ao post de Red Panda Mining no Twitter, indicando que muitos deles ainda estão planejando participar da “demonstração de força”.

De qualquer forma, a situação pode ser boa para o Ethereum, se ela conseguir evitar que uma parte de mineradores não participem do ataque, ela pode evitar um problema muito maior.

Enquanto isso ela ganha tempo para resolver a situação definitivamente, com a atualização para versão 2.0.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Revista TIME terá Bitcoin em seu balanço patrimonial

A revista TIME, uma das mais importantes do mundo, com quase 100 anos de história, decidiu seguir outras empresas como a Tesla e vai...

“Os Simpsons” faz previsão sobre o Bitcoin, seriado vai prever o futuro de novo?

Os Simpsons é a série de televisão mais longa da historia e uma das animações mais reconhecidas do mundo. Mas ela possui uma outra...

Investidores encontram Rodrigo Marques, fundador da Atlas Quantum

Depois de quase dois anos desaparecido, Rodrigo Marques, o fundador da Atlas Quantum, foi encontrado morando em um condomínio de luxo em São Paulo. Marques...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias