É seguro deixar criptomoedas em corretoras? 8 fecharam este ano

Muitas pessoas preferem utilizar exchanges para armazenar sua segurança. Será que elas são mais seguras do que sua carteira?

-

Siga no

Como os bancos cobrem o dinheiro de seus clientes que é saqueado? Eles cobram mensalidades e outras taxas. Exchanges não cobram nenhuma taxa pela custódia das suas criptomoedas, logo, não terão dinheiro para cobrir eventuais perdas.

As exchanges inclusive não querem dinheiro parado lá, elas ganham com taxas de negociações. E um bom montante sempre chama atenção de hackers, bem como atiça a cobiça e pode levar um funcionário, uma pessoa próxima ou até mesmo os donos a secar o pote. E talvez você nunca saberá como de fato seu dinheiro sumiu.

As maiores exchanges possuem bilhões de dólares em suas carteiras e estão expostas. Já você é só mais uma pessoa navegando na internet. Adivinhe em quem um hacker vai gastar tempo e energia? Exato, onde está o pote de ouro.

Apesar de você achar que uma exchange é uma empresa, e que ela vai arcar com os prejuízos, na verdade ela vai declarar falência e deixar todo mundo sem nada.

Não é novidade

Desde o início, exchanges nascem e morrem, na maioria dos casos elas vão por conta de ataques de hackers, gerência ineficiente e roubo interno.

1.1 milhão de bitcoins (51 bilhões de reais na conversão atual) foram roubados/perdidos de exchanges devido a estes e outros fatores. Alguns nomes, e histórias, são bem conhecidos: MtGox, Tradehill, QuadrigaCX, Cryptopia, Bitgrail, et al.

Linha do tempo de exchanges que fecharam as portas

Utilize uma carteira para suas criptomoedas

Há uma imensidão de carteiras, até mesmo uma carteira online que oferece pouca segurança já é melhor que utilizar uma exchange para guardar seu dinheiro. Utilize um computador ou celular livre de vírus, baixe uma carteira, salve o backup da carteira em um pendrive, anote a chave-privada ou a semente em um papel, em dois, em três! Imprima o QR Code caso tenha uma impressora, distribua-os em locais seguros, plastifique-os se quiser.

Caso tenha um bom montante, pense em comprar uma carteira física como uma Nano ou uma Trezor. Com grandes poderes vem grandes responsabilidades, o Bitcoin está nos ensinando a melhorar a nossa própria segurança.

Caso você prefira deixar em exchanges, até agora 8 internacionais fecharam as portas este ano. Vai arriscar?

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Avatar
sabotag3x
Top 100 poster @ bitcointalk, altcoin maximalist, interessado em mineração, trading, detalhes técnicos e econômicos. Do zero ao milhão em 6 meses com a Iconic Services. Nunca comprei 1 bitcoin, nem mesmo 1 satoshi, e não pretendo comprar.
Atlético Mineiro

Criptomoeda do Atlético Mineiro foi pausada

Após dois anos do anúncio de sua criptomoeda, o Clube Atlético Mineiro afirma que o projeto foi pausado. Chamada de GaloCoin, a criptomoeda ainda...
Mapa da América do Sul no Globo

Bitcoin explode na América do Sul, na contramão do mundo

O Bitcoin é uma moeda digital que não tem nenhuma relação com nenhum governo, sendo totalmente descentralizada. Em meio à pandemia, o interesse no...

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da BWA Brasil, suspeita de golpe com bitcoin

A 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central Cível de São Paulo aceitou o pedido de recuperação judicial da BWA Brasil....