Nesta quarta-feira (20), a Tesla vendeu 75% de suas reservas de Bitcoin, equivalente a quase 1 bilhão de dólares. Horas depois, o CEO da empresa, Elon Musk, contou os motivos da venda e o que pensa sobre o bitcoin.
Para o homem mais rico do mundo, as criptomoedas são um “show à parte”, entretanto, mostrou-se aberto a investir novamente em Bitcoin no futuro, afirmando que a venda “não é um veredito”.
Embora o Bitcoin estivesse apresentando uma forte retomada de preços, a notícia acabou esfriando o mercado, fazendo a criptomoeda cair 7% nas últimas 24 horas. De qualquer forma, muitos acreditam que a queda foi pequena para o tamanho da notícia, mantendo o otimismo.
Elon Musk fala sobre venda de bitcoin pela Tesla
Pegando a todos de surpresa nesta quarta-feira (20), a Tesla anunciou à venda de 75% de sua posição em Bitcoin, tendo convertido o montante para dólares durante o segundo trimestre de 2022. Horas depois, em uma chamada de conferência, Elon Musk explicou o motivo da venda.
“Apenas estávamos preocupados com a liquidez geral da empresa devido a paralisações na China.”
Indo além, também afirmou que as criptomoedas são um “show à parte” e que este assunto não é o verdadeiro foco da Tesla, hoje a maior empresa fabricante de carros elétricos do mundo.
“O objetivo fundamental da Tesla e a razão pela qual estamos fazendo isso, que é minha principal motivação aqui, é que a energia sustentável chegue mais cedo,” afirmou Elon Musk após a venda de bitcoins pela Tesla. “Esse é o nosso objetivo. Não estamos tão focados nas criptomoedas.”
Tesla pode voltar a comprar Bitcoin no futuro
De qualquer forma, o bilionário deixou claro que a venda não foi o ponto final desta história entre a Tesla e o Bitcoin. Portanto, é possível que a empresa volte a agitar o preço do Bitcoin no futuro.
“Estamos certamente abertos a aumentar nossas participações em bitcoin no futuro, então isso não deve ser tomado como um veredito sobre o bitcoin.”
Além do Bitcoin estar crescendo como alternativa ao ouro como reserva de valor, outro motivo importante de sua fala pode ter sido a liquidez do mercado. Afinal, a Tesla não deve ter encontrado problema para vender quase US$ 1 bilhão de dólares em Bitcoin, ou seja, é um ponto positivo do ativo.