Elon Musk revela opinião enviesada ao falar sobre Bitcoin e Dogecoin

Por fim, embora Elon Musk entenda de foguetes, sua percepção sobre criptomoedas, de forma técnica e monetária, ainda parece rasa, mesmo após o aporte bilionário de uma de suas empresas.

Siga no

Eleito como a Pessoa do Ano pela Time, o bilionário Elon Musk conversou sobre criptomoedas com a revista nesta segunda-feira (13). Apaixonado pela Dogecoin (DOGE) e Bitcoin (BTC), Musk fez distinções entre as duas criptomoedas, afirmando que suas características diferentes fazem com que elas também tenham usos diferentes.

Seu principal argumento é que as pessoas são mais dispostas a gastar uma moeda inflacionária e acumular outra com uma oferta máxima. Seu erro é não considerar que as pessoas podem recomprar ou trabalhar para ganhar mais bitcoins, ou seja, empurrar mais uma moeda ruim como o dólar não faz nenhum sentido.

Indo além, sua opinião parece ser enviesada pelas escolhas de seus funcionários. Embora seja o homem mais rico do mundo, Musk parece querer inflar o preço da Doge de propósito para fazer uma média com seus empregados.

Bitcoin é reserva de valor, Doge é moeda

Criada quatro anos após o Bitcoin, a Dogecoin (DOGE) nasceu como uma piada e acabou ganhando proporções gigantes com um atual valor de mercado de 142 bilhões de reais. Provavelmente a piada mais cara da história.

Suas diferenças em relação ao Bitcoin são técnicas e monetárias. Enquanto o Bitcoin possui uma oferta máxima de 21 milhões de unidades, a Doge sequer tem alguma e hoje já existem 132 bilhões de moedas em circulação. Outro ponto é o intervalo médio entre blocos, de um minuto, ou seja, uma diferença de dez vezes em relação ao BTC.

Desta forma, a Doge foi usada por muitos anos por quem precisava mover montantes entre exchanges, já que suas taxas eram mais baixas e o tempo de espera era menor. Anos depois, até mesmo o homem mais rico do mundo apoia esta moeda.

“O Bitcoin é um exemplo óbvio, o motor principal disso, mas o volume de transações do Bitcoin é baixo, e o custo por transação é alto, ele é, em seu nível básico, adequado para trocas, uma reserva de valor, mas fundamentalmente o Bitcoin não é um bom substituto como moeda. Mesmo criada como uma piada, a Dogecoin é melhor para estas transações…”, afirmou Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

No vídeo acima, Musk explica seu envolvimento com o mundo das finanças com a criação do PayPal e afirma que o volume de compras — de bens e serviços — com BTC é pequeno, devido ao custo das transações. Apesar disso, o bilionário afirma que o BTC é uma boa reserva de valor.

Opinião enviesada

Embora a Tesla possua Bitcoin em seu caixa, um total de 42.902 unidades (R$ 11,4 bi), Elon Musk já revelou os motivos de apoiar a Dogecoin, afirmando que ela é a moeda do povo após constatar que boa parte de seus empregados possuem a Doge.

Dito isto, é importante notar que as transações do Bitcoin estão custando cerca de 60 centavos atualmente, além disso soluções como a Lightning Network reduzem ainda mais este gasto, bem como o tempo de espera de confirmação.

Também em defesa à Doge, Musk comenta que as pessoas são mais suscetíveis a gastá-la devido a sua inflação — impressão de novas moedas — maior do que a do Bitcoin. Este é outro argumento fraco, visto que as pessoas poderiam estar comprando BTC com DOGEs, ao invés de gastá-las, caso acreditem que o preço do Bitcoin vá subir.

Por fim, embora Elon Musk entenda de foguetes, sua percepção sobre criptomoedas, de forma técnica e monetária, ainda parece rasa, mesmo após o aporte bilionário de uma de suas empresas.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Bitcoin sob pressão na Rússia, mineração, negociação, compra e venda

Além da Rússia, mais países pretendem banir o Bitcoin, diz minerador brasileiro

A mineração de Bitcoin poderá ser banida por mais países além da Rússia, segundo o minerador brasileiro Ray Nasser, CEO da Arthur Mining. No...
Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki diz que crash do Bitcoin é uma “excelente notícia” – “Hora de...

Não é segredo para ninguém que o mercado de criptomoedas está em um período bem complicado, com uma correção que começou na virada do...
XP Investimentos e gráficos ao fundo

XP Investimentos lança fundo focado em metaverso

A XP Investimentos e a corretora Rico anunciaram nesta segunda-feira (24) um fundo focado no metaverso, que estará disponível para seus clientes. A XP...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias